Com 361 mortes, Prefeitura pede ajuda do Estado para levar pacientes para outras cidades

Prefeito André Merlo (PSDB) conversou com secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, para cobrar uma ação mais efetiva do Estado para o atendimento às vítimas de Covid-19 

Governador Valadares registrou, nessa quinta-feira (3), mais quatro mortes causadas pela Covid-19. Tratam-se de dois homens e duas mulheres, com idades entre 60 e 79 anos, todos com comorbidades. De acordo com o balanço da prefeitura, também divulgado nessa quinta-feira (3), a cidade chegou à 361 mortos pela doença. Os casos confirmados somam 10.581, sendo que 9.896 pessoas estão curadas. 

A taxa de ocupação no Hospital Municipal/Hospital Samaritano está em 82,8%, enquanto continua em 100% nos hospitais particulares. Os casos suspeitos somam 334, incluindo 38 mortes e 42 pacientes internados.

O prefeito André Merlo fez, na quarta-feira (2), uma videoconferência com o secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, para cobrar uma ação mais efetiva do Estado para o atendimento às vítimas de Covid-19. Entre os pedidos está a ampliação de leitos de UTI-Covid na região e a utilização de ambulâncias do Samu Regional para transporte dos pacientes.

“Estamos sobrecarregados!”, diz André Merlo 

André Merlo falou sobre as dificuldades que enfrenta para atender os doentes internados. “Estamos na onda vermelha e trabalhando muito, desde o início, para salvar vidas. Hoje contamos com 58 leitos de UTI exclusivos para a Covid, 10 deles abertos na última semana e já em processo de habilitação, no entanto eles não estão sendo suficientes para atender a demanda da cidade e dos municípios que estão sendo regulados pelo Estado para Valadares”, enfatizou.

O prefeito André Merlo fez, na quarta-feira (2), uma videoconferência com o secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral

Uma das solicitações do chefe do Executivo é utilização das ambulâncias do Samu Regional como reforço. Elas seriam usadas para levar pacientes para cidades onde seria possível a internação. Vale lembrar que o Hospital Municipal Regional de Valadares já atende 51 munícipios da região.

“Estamos sobrecarregados! Então descentralizar essa ampliação para outros munícipios e fazer o primeiro atendimento dessas pessoas na cidade de origem, como também trazer mão de obra da capital são providências que podem nos ajudar e muito”.

André Merlo

Reforço

Durante a reunião, o superintendente regional de Saúde, Rômulo Gusmão, disse que os esforços estaduais estão sendo feitos, e anunciou que há a previsão de abertura de mais seis novos leitos de UTI Covid na cidade de Peçanha (MG), que fica a 114 km de Valadares.

Secretário pede distanciamento social, mas as aglomerações continuam em Valadares

Em coletiva de imprensa realizada nessa quinta-feira (3), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, pediu para a população mineira reforçar a necessidade de distanciamento social, para diminuir os índices da doença.

Mesmo com Valadares na fase mais restritiva do Programa Minas Consciente, ainda é possível flagrar lugares com pessoas aglomeradas. O pagamento do auxílio emergencial continua acontecendo em todo o país, e as pessoas continuam desrespeitando o distanciamento social nas filas de espera pelo lado de fora dos bancos.

Na agência da Caixa, na rua Israel Pinheiro, por exemplo, é possível flagrar pessoas não respeitando o distanciamento ou com a máscara no queixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM