[the_ad id="288653"]

Com 18 segundos de luta, valadarense conquista Copa de Jiu-jitsu

Tem se tornado cada vez mais comum a presença de crianças nas academias de artes marciais. Esportes como karatê, judô e jiu-jitsu se transformaram em grandes aliados para os pais no desenvolvimento da garotada tanto dentro quanto fora dos tatames.

Esse foi o caso de Derek Vandesteen, de 9 anos de idade, campeão da 5ª Copa Leste de Jiu-Jitsu, que aconteceu em Ipatinga, neste mês de novembro, e contou com a participação de atletas de várias faixas etárias.

Apesar da pouca idade, Derek pratica o esporte desde os 3 anos e vem de uma família de lutadores. Segundo o pai, professor e faixa-preta Patrick Vandesteen, a influência dentro de casa contribuiu para a conquista e evolução do filho na competição.

“O Derek tem a influência do jiu-jitsu dentro de casa porque a gente trata esse esporte como uma atividade complementar, como se fosse uma escola de atividade física. Ele pode fazer qualquer outra atividade, mas tem que estar dentro do jiu-jitsu para auxiliar na defesa, confiança e também no desempenho”, comenta.

“Ele vai ter um leque grande de opções na vida mais para frente. Pode ser o profissional que ele quiser, eu vou apoiá-lo em qualquer profissão que ele escolher, mas o jiu-jitsu sempre vai estar do lado dele como uma profissão também, caso seja o sonho”, ressalta o pai.

O professor explica que, para os competidores de Valadares e região, a Copa Leste é um dos eventos de jiu-jitsu mais aguardados do ano e, por isso, a preparação ao longo dos treinos é fundamental. “Ele já vem competindo e ganhando campeonatos, e nesse ele já começou tendo um desempenho acima da idade dele aqui na região. Finalizou a luta em 18 segundos, foi um mata-leão. A gente espera nas próximas competições manter esse rendimento”, disse.

Afinal, o que é o jiu-jitsu?

O jiu-jitsu é uma técnica de combate focada na luta corpo a corpo. O objetivo principal é trazer o adversário para o chão e imobilizá-lo de forma segura para ambos os competidores.

“O jiu-jitsu não é uma coisa difícil, é pra todo mundo, é um esporte de inclusão. A gente tem uma turma de crianças fazendo esse ritmo de treino diário e vêm chegando resultados bons”.

Há 19 anos trabalhando com o esporte em Governador Valadares, Patrick vê com bons olhos o crescimento na procura pelas artes maciais vinda da população, principalmente do público infantil.

“A gente tem uma turma de crianças fazendo esse ritmo de treino diário e chegam resultados bons. Os pais costumam chegar para a gente com um feedback bom sobre o desenvolvimento delas na escola, nas suas relações sociais, concentração. Por isso é um esporte que só cresce”, salienta.

Com apenas 9 anos de idade, o garoto treina desde os 3 e tem feito sucesso no esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM