Cobertura vacinal contra o sarampo em crianças de 1 ano atinge 74% em Valadares

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada pelo vírus Measles morbillivirus e que está em circulação pelo Brasil. O Ministério da Saúde tem alertado a população quanto à importância da vacinação contra o sarampo, mesmo com a pandemia da covid-19 em evidência no país. Em Governador Valadares, segundo o Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a julho deste ano foram vacinadas 74% das crianças de 12 meses contra sarampo.

Ainda segundo o Setor de Imunização, manter a caderneta vacinal atualizada é a única forma de manter as doenças imunopreveníveis controladas. Por enquanto, não há nenhuma campanha de vacinação contra o sarampo em andamento no município. No entanto, a vacina é aplicada em todas as unidades básicas de saúde (UBSs).

Embora considerado livre da doença em 2016, o Brasil viu, nos últimos anos, um aumento importante no número de casos. Em 2020 foram 41 casos de sarampo notificados e cinco confirmados. Já em 2021, até 3 de julho, foram notificados oito casos, mas nenhum foi confirmado. Em 2020, de janeiro a dezembro, a cobertura vacinal foi de 82,5%.

Em 2021, de janeiro a abril, a vacina contra o sarampo alcançou 88,3% da cobertura, número maior que o do ano passado, que no mesmo período registrou 63,7%. Os números são da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O médico Roni da Silva Oliveira orienta a população a sempre manter o cartão de vacina atualizado. “A principal forma de prevenção é a vacinação na forma tríplice viral. A recomendação é sempre manter o cartão atualizado. A gente sabe que a pandemia deu uma freada no número de pessoas que estão buscando a vacina. As pessoas estão procurando o Hospital somente em casos urgentes, devido ao medo de pegar a covid-19, e acabam se esquecendo das outras campanhas de vacinação. É importante a imprensa e o poder público realizarem mais campanhas de sensibilização, para o público ficar atento às campanhas de vacinação”, orienta.

O médico Roni Oliveira orienta a população a sempre manter o cartão de vacina atualizado

Sintomas

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz. Após esses sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

O vírus pode atingir as vias respiratórias, causar diarreias e até infecções no encéfalo. Além disso, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, ataques (convulsões e olhar fixo), lesão cerebral e morte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como