Cerest desenvolve ações para melhorar as condições dos trabalhadores

Para ter acesso aos serviços, qualquer usuário do SUS que possua algum agravo relacionado ao trabalho, pode procurar a ESF mais próxima para avaliação e encaminhamento ao Cerest

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) é um órgão do SUS que promove ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. Dá assistência e orientações a trabalhadores formais e informais vítimas de acidente de trabalho e/ou doenças relacionadas ao trabalho, contando com uma equipe de saúde multiprofissional. Como função principal, está o suporte técnico e científico às ações relacionadas à saúde do trabalhador e integradas na esfera regional, com atuação em parceria com os serviços de saúde oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Governador Valadares, que incluem a rede de urgência e emergência, atenção básica, rede secundária e serviços de saúde privados.

Para ter acesso aos serviços do Cerest, qualquer usuário do SUS que possua algum agravo relacionado ao trabalho, pode procurar a Estratégia de Saúde da Família mais próxima para avaliação e encaminhamento ao Cerest. O serviço não funciona com atendimentos de urgência e emergência, os pacientes são recebidos, preferencialmente, por referência da rede ou por demanda espontânea, sendo realizada avaliação e em seguida o encaminhamento aos serviços que atendam às suas necessidades, seja o acompanhamento/assistência no próprio Cerest ou direcionamento para locais que prestem serviços que não são disponibilizados no setor.

Além disto o Cerest monitora os indicadores de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho na região, propondo ações para prevenção e otimização dos serviços de saúde na identificação dos agravos relacionados ao trabalho e assistência ao trabalhador. O Cerest funciona de segunda a sexta, de 7h às 17h, e está localizado na Rua Osvaldo Cruz, 63, no Centro de Governador Valadares. Qualquer dúvida entre em contato pelos telefones (33) 3271-1162 ou (33) 3275-4908.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM