Católicos iniciam o período da quaresma

Após o Carnaval, ontem foi o dia de os fiéis lotarem as igrejas católicas para participarem das celebrações da Quarta-feira de Cinzas, dando início ao período da Quaresma, que significa o tempo litúrgico no qual, durante 40 dias (data variável) e através da vivência do jejum, da oração e da esmola, os fiéis se preparam para a Semana Santa, em que se atualizam os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus. Em Governador Valadares foram realizadas missas em todas as paróquias, com grande presença de fiéis, que foram rezar, receber bênçãos e as cinzas, que representam o período.

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a palavra “quaresma” era, antigamente, um simples adjetivo em latim. Ela se encontrava no início de uma frase e passou a denominar um período todo do ano litúrgico. Eis a frase em questão: “Quadragésima die Christus pro nobis tradétur”, que se traduz assim: “Daqui a 40 dias (no quadragésimo dia), Cristo será entregue por nós”, para a nossa salvação. Quaresma é abreviação de quadragésima. Na frase latina, em questão, quadragésima está no feminino porque, em latim, dia, além de masculino, é também feminino. A língua portuguesa manteve a palavra no feminino.

O período da quaresma

Quaresma é, portanto, a palavra utilizada para designar o período de 40 dias no qual os católicos realizam a preparação para a Páscoa, a mais importante festa do calendário litúrgico cristão, que celebra a Ressurreição de Jesus, a base principal da fé cristã. Nesse período, os fiéis são convidados a fazer um confronto especial entre sua vida e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esse confronto deve levar o cristão a aprofundar sua compreensão da Palavra de Deus e a intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé.

O número 40

O número 40 é bastante significativo dentro das Sagradas Escrituras. O dilúvio teve a duração de 40 dias e 40 noites, e foi a preparação para uma nova humanidade, purificada pelas águas. Durante 40 anos, o povo hebreu caminhou pelo deserto rumo à terra prometida, tendo atravessado o mar vermelho. Antes de receber o perdão de Deus, os habitantes da cidade de Nínive fizeram penitência por 40 dias. O profeta Elias caminhou 40 dias e 40 noites para chegar à montanha de Deus. Preparando-se para cumprir sua missão entre os homens, Jesus jejuou durante 40 dias e 40 noites. Moisés havia feito o mesmo. Os povos antigos atribuíam ao número 40 diversos significados. Um deles tem importância especial para os cristãos: um tempo de intensa preparação a acontecimentos marcantes na história da salvação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM