Nesta terça-feira (5) os desembargadores Maurício Torres Soares e Octavio Augusto De Nigris Boccalini foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente, do Tribunal de Justiça Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). A votação foi por unanimidade entre os integrantes da Corte Eleitoral. A nova direção começará no dia 15 de junho.
Maurício Soares era o vice-presidente e irá substituir o atual presidente, Marcos Lincoln. O desembargador agradeceu a confiança dos colegas da Corte Eleitoral e citou quais serão os maiores desafios da gestão: “Temos três grandes desafios. O primeiro é o enfrentamento das fake news, o segundo é a defesa da confiabilidade das urnas eletrônicas e o terceiro serão as restrições que a pandemia ainda impõe diante de situações de aglomeração”.
O presidente eleito é natural de Caratinga e se formou em direito na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), em 1986. Foi assessor de juiz no Tribunal de Alçada de Minas Gerais, entre 1989 e 1992. Trabalhou como procurador do município de Belo Horizonte, de janeiro a julho de 1993, e entrou para a magistratura no mesmo ano.
Como magistrado, Maurício atuou nas comarcas de Januária, Nova Serrana, Itambacuri, Abre Campo, Viçosa, Contagem e Belo Horizonte. Tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em setembro de 2015 e exerceu de 2021 a 2022 o cargo de vice-presidente do TRE-MG.