Campanha de vacinação contra gripe atinge apenas 19% dos idosos em Valadares

Quando o Ministério da Saúde iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), no início do mês de abril, a proposta do dia D, que acontece neste sábado (30), era oferecer ao público-alvo um dia para imunização com horário estendido nas unidades básicas de saúde, na expectativa de alcançar uma maior cobertura vacinal.

Mas os resultados alcançados até o momento em Governador Valadares são preocupantes. É o que avaliam os gestores da saúde. De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização, a cobertura vacinal atingiu apenas 19% dos idosos acima de 60 anos no município – a meta de alcançar 90% deles.

“É muito preocupante isso. Infelizmente, os idosos não estão levando a sério o chamado [para a vacinação]. Gripe é uma doença séria, grave, pode ter complicações, levar a internações e levar, inclusive, a óbito, principalmente nesses grupos mais vulneráveis. E o idoso a gente sabe que a imunidade dele vai caindo conforme a idade vai aumentando. Então, é muito importante que eles recebam essa vacina da gripe anualmente, porque a cada ano a vacina tem uma alteração na composição”, informou Márcia Cordeiro, coordenadora do Setor de Imunização. 

A coordenadora do Setor de Imunização do município alerta sobre a baixa procura pela vacina (Crédito: DRD/TV Leste)

A baixa adesão à vacina da gripe, somada à maior circulação do vírus, por causa da queda de temperatura, com a chegada do inverno, é outro fator de preocupação. “Caso a gente não tenha sucesso aí, temos todo o mês de maio para tentar buscar [esses idosos] e fazer um trabalho de  conscientização para todos de 60 anos acima comparecerem para receber essa vacina”, explica a coordenadora.

A partir da próxima segunda-feira (2) a campanha de vacinação ampliará o público-alvo da imunização contra a influenza para: crianças (de seis meses a menos de cinco anos); gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança, salvamento e Forças Armadas; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

A vacina influenza trivalente, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022, é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. A campanha tem previsão de término em junho.

Vacinação contra gripe em Minas Gerais

Até o momento foi registrada a imunização de apenas 27,8%, de pessoas com 60 anos de idade ou mais em Minas Gerais. Foram aplicadas 958.681 doses de um total estimado de 3.442.911 pessoas nessa faixa etária no estado. 

A vacinação entre os trabalhadores da área da saúde, que também fazem parte do público prioritário da campanha, alcançou um terço (30,4%) de imunizados. Dos mais 600 mil trabalhadores da saúde, apenas 184.414 receberam a vacina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como