Caminhoneiros são atendidos em GV no primeiro dia de campanha contra roubo de cargas

Mobilização promovida pelo Sest/Senat em todo o Brasil começou hoje e vai até sexta-feira

No primeiro dia de mobilização nacional visando à redução de acidentes e roubo de cargas, 82 motoristas foram atendidos pelo Sest/Senat em Governador Valadares, nesta segunda-feira (9). A campanha de conscientização começou hoje e vai até sexta-feira (13), das 9 às 13 horas, em um posto localizado no quilômetro 412 da BR-116, no bairro Santa Paula.

Em todo o Brasil, a mobilização envolve 150 unidades do Sest/Senat em 350 pontos de parada credenciados pelo Ministério de Infraestrutura, postos de combustíveis e postos da Polícia Rodoviária Federal. A campanha, que acontece anualmente, tem o diferencial neste ano da mobilização junto aos motoristas de caminhão. Além do auxílio sobre planejamento de rotas, também acontecem atendimentos no setor de saúde, como fisioterapia, nutrição, psicologia, odontologia e prevenção à covid-19.

O instrutor de trânsito do Sest/Senat, Aldecir Wesley Costa, é o responsável pelo trabalho de orientação aos motoristas em Valadares. Ele explica como foi o primeiro dia da campanha na cidade e conta que o objetivo é dobrar o número de atendimentos. “Essa mobilização é um trabalho do Sest Senat para dar uma orientação aos motoristas sobre a prevenção de acidentes de trânsito e roubos de cargas, tendo em vista a grande quantidade de ocorrências na vida cotidiana dos motoristas. A nossa abordagem é basicamente conversar com os motoristas sobre o planejamento de viagens, organização do roteiro, dentro daquilo que eles já têm o hábito de fazer, além de algumas dicas sobre prevenção de acidentes, alertas e cuidados que precisam ter nos trajetos. Esse trabalho tem sido gratificante e com boa aceitação dos motoristas, que identificam essa necessidade de receber orientação e apoiam a iniciativa. Amanhã queremos dobrar o número de atendidos”, disse.

Dados sobre roubo de cargas no Brasil

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) divulga dados de roubos de cargas no Brasil desde 1998. Em todo o ano de 2019 foram registradas 18.382 ocorrências, causando um prejuízo de cerca de R$ 1,4 bilhão. A líder de ocorrências é a região Sudeste, que registrou 84,26%. Em seguida aparecem o Sul, com 6,52%; Nordeste, com 6,29%; Centro-Oeste, 1,69% e Norte, com 1,24%.

Ainda de acordo com a pesquisa, as cargas mais visadas são de produtos alimentícios, cigarros, combustíveis, eletroeletrônicos, produtos farmacêuticos, bebidas, autopeças, defensivos agrícolas, têxteis e confecções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM