Câmara Municipal institui Comissão Especial para acompanhamento das obras da nova captação de água

A Câmara Municipal, através da Portaria nº 9.318, de 2 de março de 2021, instituiu a Comissão Especial para acompanhar e fiscalizar as obras da nova captação de água para abastecimento de Governador Valadares, que estão sendo realizadas pela Fundação Renova. A comissão, que é composta pelo presidente Paulinho Costa (PDT), vice-presidente Rildo do Hospital (Avante), secretário Emanuel Miranda (PSDB), além dos membros vogais Cabo Amorim (PSDB) e Gilsa Santos (PT), realizou sua primeira reunião ontem (4).

Os membros da Comissão Especial deliberaram envio de ofícios ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Governador Valadares (Crea), Associação dos Profissionais de Engenharia e Agronomia de Governador Valadares (Aspea) e ao Instituto do Leste Mineiro de Engenharia Civil (Ilmec), comunicando-os da formação da Comissão Especial e ainda convidando-os a indicarem um representante de cada entidade para acompanharem os trabalhos.

Ainda na reunião da Comissão Especial, foi deliberado o envio de ofício à Fundação Renova, informando sobre a constituição da Comissão Especial, bem como sua formação e seus respectivos cargos. Além disso convidaram representantes da Fundação Renova para uma reunião no plenário da Câmara Municipal de Governador Valadares, com data que ainda será marcada.

Nesta ocasião será a oportunidade da Fundação Renova apresentar os documentos de liberação da Agência Nacional das Águas (ANA) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para realização das obras e da captação de água; o cronograma completo das obras; e outros documentos e informações relevantes sobre as obras.

Paulinho Costa destacou que os trabalhos da Comissão Especial serão para cobrar celeridade e qualidade no andamento das obras. “Desde que começou as obras de captação alternativa de água, sempre propus através de requerimento na Câmara a criação desta comissão junto com representantes do Crea, Aspea e Ilmec, para que a gente possa fiscalizar a execução das obras. Conforme a proporcionalidade dos blocos parlamentares, a comissão foi formada. Nós vamos acompanhar de perto e cobrar agilidade e qualidade na obra que está em andamento, e em breve terá várias ações conforme a nossa primeira reunião”, disse.

De acordo com a Fundação Renova, a nova captação de água de Governador Valadares vai levar água do rio Corrente Grande até as Estações de Tratamento de Água (ETAs) Santa Rita, Vila Isa e Central, com a capacidade de fornecer 900 litros de água por segundo. As obras acontecem sob supervisão da Prefeitura Municipal de Governador Valadares e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), e já chegaram ao trecho urbano da cidade em janeiro deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM