[the_ad id="288653"]

Câmara de Valadares inicia julho com balanço semestral de ações institucionais 

1º reuniao Ordinária de julho 04
FOTO: Cãmara Municipal

GOVERNADOR VALADARES – Na primeira Reunião Ordinária de julho, realizada na terça-feira (1º), a Câmara Municipal de Governador Valadares apresentou um balanço das ações institucionais promovidas nos primeiros seis meses. A sessão também marcou o início dos trabalhos legislativos do segundo semestre de 2025 e contou com homenagens, discursos e deliberações sobre temas de interesse público.

Inclusão, transparência e modernização

Durante o comunicado oficial da Presidência, Alê Ferraz (Novo) destacou avanços institucionais alcançados pela Casa desde janeiro. Um dos marcos citados foi a implantação de intérprete de Libras nas reuniões ordinárias e eventos oficiais, medida fruto de diálogo com a Associação de Surdos de Governador Valadares (ASUGOV). “É mais uma etapa do avanço que representa respeito, inclusão e direitos”, declarou.

A modernização da estrutura da Câmara também avançou com a reativação do Portal da Transparência, que, segundo o presidente, saiu de um nível de 39% para 72% de efetividade, aguardando homologação do Tribunal de Contas. “Este é um trabalho contínuo e que permanecerá como prioridade durante nossa gestão”, reforçou Alê.

Outro destaque foi o início da implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que permite tramitação digital de processos administrativos, contribuindo para mais eficiência e transparência. A Câmara também segue com tratativas para a aquisição de uma sede própria, com o objetivo de garantir mais autonomia e adequação funcional ao Legislativo municipal.

Parcerias e concurso público

A atual gestão também oficializou a adesão à Rede Ouvir, rede colaborativa de ouvidorias públicas voltada ao fortalecimento do controle social. Outra medida foi a consolidação da parceria com o CIEEMG, possibilitando a oferta de estágios através do site oficial da Câmara.

No campo da estrutura administrativa, foi anunciada a contratação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para realização do novo concurso público da Câmara, considerado um dos passos mais importantes para a reestruturação da Casa. “A FGV garante um processo de seleção de alto nível, com lisura e credibilidade”, afirmou Alê Ferraz.

A sessão ainda teve a entrega simbólica dos broches de identificação dos parlamentares, os chamados “PINs”, registrando oficialmente a composição legislativa por meio de fotos oficiais.

Fiscalização e debate público

Além do balanço da presidência, a reunião teve espaço para debates e manifestações sobre temas relevantes. A vereadora Sandra Perpétuo (PT) utilizou a tribuna para exibir um vídeo denunciando falhas logísticas na entrega da merenda escolar da rede municipal, com registros de carnes em estado de putrefação, legumes murchos e verduras amareladas.

Em resposta, o líder do governo, vereador Will Sirley (PL), afirmou que os produtos impróprios foram identificados e retirados antes de chegarem às mãos dos alunos. Segundo ele, medidas foram adotadas pela Prefeitura, com a responsabilização das empresas fornecedoras e a orientação da Secretaria Municipal de Educação para vistoriar todas as unidades escolares.

Já o vereador Jamir Calili (PP) reforçou a importância de que todas as denúncias e providências adotadas sejam formalmente comunicadas ao Legislativo, reforçando o papel institucional de fiscalização da Câmara.

Outro assunto levantado foi o andamento das obras no Aeroporto Municipal, tema de requerimento encaminhado pelo vereador Jackes Keller (PMB) à INFRAERO, buscando esclarecimentos sobre o cronograma e execução do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM