[the_ad id="288653"]

Calor e chuvas isoladas; veja a previsão do tempo para os próximos dias

FOTO: Pixels

GOVERNADOR VALADARES – Novembro foi um mês de altas temperaturas para os valadarenses, devido à onda de calor extremo que atingiu o país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), no início do mês havia uma previsão de que as temperaturas médias ficariam 1.5ºC mais elevadas. No entanto o INMET registrou uma elevação de 2.4ºC na temperatura média.

As temperaturas máximas de Governador Valadares também têm chamado a atenção dos pesquisadores. No último sábado (18), o instituto marcou a máxima de 41.7ºC, a maior temperatura registrada no município desde 1963. Daniela Cunha, professora e pesquisadora de Climatologia do IFMG-GV, explica que as elevadas temperaturas resultaram da atuação da onda de calor, a qual não tem probabilidade de ocorrer mais neste mês. Dessa forma, para os próximos dias a tendência é de temperaturas máximas no entorno de 32ºC a 36ºC.

Chuvas

Na previsão climática inicial realizada pelo INMET, a tendência era de chuvas acima de 170 mm. No entanto, até o momento, a estação do INMET registrou apenas 43.6 mm. Para esta semana ainda poderá ocorrer chuvas isoladas e em formato de pancadas. “Essas chuvas ocorrem em algumas regiões da cidade e outras não, resultado do calor e da umidade altos durante o dia, o que leva às pancadas de final de tarde e noite”, explica Daniela. Para a última semana do mês, são aguardados volumes de chuva maiores.

Umidade relativa do ar

Segundo a pesquisadora, durante os dias de temperaturas mais altas deste mês, a umidade relativa do ar ficou baixa, com registros em alguns dias, abaixo de 20%. “Esses valores podem ser prejudiciais à saúde, mas, por outro lado, contribuiu para que sentíssemos menos calor, pois a sensação de calor se calcula a partir dos dados de temperatura e umidade”, relata Daniela. Para os próximos dias, a umidade tende a ficar mais alta, o que irá influenciar na sensação térmica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM