Brasil supera Espanha e é quinto país com mais mortes por Covid-19

Número de mortes por Covid-19 no país chega perto de 28 mil; 40% dos casos confirmados são considerados recuperados

O Brasil ultrapassou a Espanha em número de mortes provocadas pela Covid-19. O país europeu teve um dos piores cenários da doença, e chegou a enfrentar o colapso do sistema de saúde. A pior situação no país aconteceu entre o fim de março e o começo de abril.

Atualmente, a situação é considerada estável e a Espanha já começou a sair do isolamento. Entretanto, um estudo clínico feito no país mostrou a triste marca de uma morte a cada cinco pacientes espanhois que foram hospitalizados com Covid-19.

Com quase 28 mil óbitos confirmados, o Brasil tem uma taxa de mortalidade de 13,3 pessoas para cada 100 mil habitantes. De acordo com os dados divulgados no site Coronavírus Brasil, considerando apenas os pacientes com confirmação da doença, a taxa de mortalidade sobe para 6% (6 mortes a cada 100 casos confirmados).

mortes por covid-19 confirmadas pelo MS
Dados do Ministério da Saúde

Casos confirmados no país podem chegar a meio milhão na próxima semana

O número de casos confirmados de Covid-19 no Brasil, de acordo com a atualização do Ministério da Saúde, era de 465.166 às 19 horas dessa sexta-feira (29).

Já de acordo com o site World do Meters, que busca atualizações em vários bancos de dados oficiais em tempo real, no fim da manhã deste sábado (30) o número de casos chegava a 468.338. Seguindo as projeções do site, o país pode chegar a meio milhão de casos confirmados na próxima semana.

Quantidade de testes no Brasil é baixa

Na lista de países que mais testam a população para Covid-19, o Brasil aparece na 15ª posição. O país fica atrás, inclusive, de outras nações bem menores, como o Peru e a Venezuela. Foi, dentre outras coisas, no intuito de amenizar a subtestagem que o Ministério da Saúde financiou a pesquisa Epicovid19.

O estudo de alcance nacional já constatou, na primeira fase de levantamento de dados, que apenas a cidade de São Paulo pode ter tido mais de 380 mil pessoas infectadas. Nas estatísticas oficiais, o estado de São Paulo inteiro aparece com menos de um terço desse número.

Minas Gerais segue com melhor cenário do Sudeste

Desde o começo da pandemia, Minas Gerais é o estado que tem o melhor cenário na região Sudeste. Apesar de ter a maior área geográfica, o estado tem hoje 9.232 de acordo com o Ministério da Saúde e 9.630 de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde — bem menos que os 12.903 no Espirito Santo, 47.953 no Rio de Janeiro e 101.556 em São Paulo. Além de Minas Gerais, só outros 14 estados brasileiros têm menos de 10 mil casos confirmados.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade de Minas também é a menor da região: são 1,2 mortes por Covid-19 para cada 100 mil habitantes. A média da região é de 14,9 mortes a cada 100 mil pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM