BELO ORIENTE – Nesta quinta-feira (6), às 15h, a BR-381 será oficialmente concedida à concessionária Nova-381 em um evento na portaria da Cenibra, em Belo Oriente. O evento contará com a presença do Ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD). A concessão da BR-381 prevê mais de R$ 9 bilhões em investimentos na duplicação da rodovia entre Governador Valadares e Belo Horizonte. Esses investimentos visam impulsionar a economia do Leste de Minas. Nos primeiros 100 dias, as ações se concentrarão em segurança e intervenções emergenciais na rodovia.
Sobre a concessão
Em janeiro, no dia 22, o Governo Federal concretizou a assinatura do contrato de concessão da BR-381, popularmente conhecida como “Rodovia da Morte”, entre Governador Valadares e Belo Horizonte. O evento aconteceu no Salão Oeste do Palácio do Planalto, em Brasília, às 11h, e contou com a presença de lideranças políticas e empresariais. A empresa vencedora da licitação, 4UM Investimentos em Infraestrutura de Responsabilidade Limitada, se comprometeu a investir R$ 9 bilhões na transformação da rodovia.
Concessão após desafios
A assinatura do contrato é o fim de um processo repleto de obstáculos. O projeto de concessão da BR-381/MG enfrentou três leilões frustrados antes de ser reestruturado pelo Ministério dos Transportes, em agosto do ano passado. A reformulação tornou a concessão mais atrativa, resultando no interesse de três empresas. Com a vitória da 4UM Investimentos, o plano agora segue para execução, prometendo avanços significativos na segurança e infraestrutura da rodovia.
Comments 3
Qualquer melhoramento que seja introduzido nessa rodovia é bem-vindo. Agora, fique claro que o governo nao contratou uma empresa para DUPLICAR a estrada Belo Horizonte/Valadares, sonho alimentado há decadas por todos os usuarios, principalmente aqui do Vale do Rio Doce. Falam em “algumas duplicaçoes” e “melhoramentos”, provavelmente para justificar a cobrança de pedagio, que onerará o bolso de dos usuarios, seja em carro proprio, seja passageiros de onibus, que naturalmente vao pagar mais caro pelas passagens. Espera-se que nao fique esquecida a instalacão de radares e de redutores de velocidades nos pontos em que os motores nao cedam à tentaçao de imprimir velocidades que ponham em risco sua propria vida e as de outrem. Obrigado pela atenção.
Concordo 9 bilhoes para 30 anos de concessao e pra dizer que nao havera duplicamento a total da rodovia, a 381 precisa de 9 bilhoes para gastar em 2 a 5 anos de obra.
Essa assinatura e so iludir a regiao, um viva a esses politicos que iludi o povo.
Na época da Dilma fizeram o maior teatro dizendo dar início as obras, depois desviaram as verbas deixaram obras inacabadas e etc… tomara que não se repita.