Autoridades apreendem cigarros eletrônicos com adolescentes em Valadares

FOTO: Ilustração/ Freepik

A Vigilância Sanitária juntamente com a Polícia Militar (PM) e o Juizado da Infância e Juventude apreenderam diversos cigarros eletrônicos durante a realização ExpoagroGV, na última sexta-feira (14). As autoridades realizaram a ação em dois pontos: um no interior da feira e outro na entrada.

De acordo com a Vigilância Sanitária, a venda de cigarros eletrônicos é ilegal no Brasil, como mostra a Resolução nº 46 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A Resolução proíbe a comercialização, importação e propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos do gênero.

A Polícia Militar apreendeu diversos cigarros eletrônicos, encontrou 15 adolescentes consumindo bebida alcoólica, abordou seis adolescentes portando cigarro eletrônico. Além de apreender duas adolescentes em flagrante pela prática de falsidade ideológica e uso de falsa identidade.

Durante a ação, a PM também prendeu uma mulher por vender bebida alcoólica para um menor e conduziu três adolescentes para a delegacia.

Os agentes de segurança realizaram essa operação para combater o consumo de álcool e cigarro eletrônico por menores de idade

Cigarros eletrônicos podem ser perigosos

De acordo com o Ministério da Saúde, os cigarros eletrônicos são dispositivos que aquecem uma solução líquida, produzindo um aerossol que é inalado pelo usuário. A solução líquida pode conter nicotina, propilenoglicol, glicerol, sabores e outras substâncias.

A nicotina é uma substância altamente viciante que pode causar dependência, problemas cardíacos, respiratórios e de desenvolvimento.

O propilenoglicol e o glicerol são substâncias que podem causar irritação pulmonar. Os sabores podem conter substâncias químicas que também podem causar irritação pulmonar.

Os cigarros eletrônicos podem ser uma porta de entrada para o tabagismo e estudos mostraram que os jovens que usam cigarros eletrônicos são mais propensos a se tornar fumantes convencionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM