Aulas presenciais da rede pública ainda não têm previsão de retorno

Secretarias Municipal e Estadual de Educação estudam medidas para o próximo semestre letivo, que deve começar em agosto

Os alunos das redes municipal e estadual de ensino estão com as aulas presenciais paralisadas desde o começo da pandemia, e ainda não há previsão de volta. A medida foi necessária devido à necessidade de distanciamento social, uma das principais medidas adotadas para conter a propagação da Covid-19.

O DRD entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, para saber quais são as previsões para o segundo semestre letivo, que deve começar em agosto. Em nota, a SEE/MG informou que “está realizando estudos e discussões com entidades educativas que auxiliarão na formulação de protocolos para a retomada das atividades escolares presenciais em Minas Gerais”.

Aulas da rede municipal

A secretaria também destacou que “o retorno às salas de aula depende do andamento da curva epidemiológica de contaminação por Covid-19 no Estado e seguirá sempre as orientações da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em consonância com o Programa Minas Consciente”.

Já a Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares informou ao DRD que aguarda uma autorização estadual sobre a volta às aulas. Em nota, a SMED também disse que está tomando várias medidas para oferecer qualidade no ensino a distância, enquanto durar a pandemia. Confira na íntegra a nota enviada pela Smed:

Após a Prefeitura Municipal de Valadares e a Secretaria de Educação (SMED) optarem pela paralisação das aulas presenciais devido a pandemia de coronavírus, em 18 de março deste ano, a SMED informa que ainda não tem previsão para o retorno. O Município aguarda decreto do Estado, para a volta às aulas. Durante este tempo, a SMED criou alternativas para oferecer aos alunos o ensino em casa, como a plataforma on-line de Educação Continuada, e vai inaugurar na próxima segunda-feira (13) as videoaulas pela TV. Além disso, a SMED distribuiu o Kit Merenda Escolar em Casa aos 20 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino.

Balanço da SEE/MG sobre aulas remotas

A pedido do DRD, a Secretaria Estadual de Educação também enviou um balanço sobre o desempenho das aulas remotas na rede. Confira na íntegra a nota enviada:

“Durante este período de isolamento social, em que as atividades escolares presenciais estão suspensas por tempo indeterminado, na rede pública estadual de ensino de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) está ofertando o Regime de Estudo não Presencial, que tem o objetivo de apoiar os alunos da rede na continuidade do processo de ensino e aprendizagem. O Regime de Estudo não Presencial é composto por um conjunto de ferramentas pedagógicas que funcionam de maneira complementar: o Plano de Estudo Tutorado (PET), o aplicativo Conexão Escola e o programa de TV “Se Liga na Educação”.

O PET, principal ferramenta e instrumento estruturante do Regime de Estudo não Presencial, é disponibilizado em volumes mensais para ser utilizado como material de apoio juntamente com o livro didático, com atividades e conteúdos propostos de acordo com a carga horária semanal prevista de cada disciplina e ano de escolaridade. Este material está disponível para os alunos nos meios virtuais (site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br, aplicativo Conexão Escola e e-mail) e é entregue de forma impressa na residência dos estudantes que não têm acesso à internet. Mais de 97% dos alunos da rede estadual de ensino tiveram acesso, seja virtualmente ou de forma impressa, aos PTEs.

As outras ferramentas oferecidas pela SEE/MG, de forma complementar, são as teleaulas do “Se Liga na Educação”, programa exibido pela Rede Minas e pela TV Assembleia, e o aplicativo Conexão Escola (navegação custeada pelo Governo de Minas para alunos e professores), que reúne os arquivos dos PETs, os vídeos das aulas e um chat para interação aluno e professor. As videoaulas do “Se Liga na Educação” são exibidas, também, nos canais da Rede Minas e da SEE/MG pelo Youtube, onde ficam disponíveis depois para serem revistas. O aplicativo Conexão Escola já contabiliza mais de 1,2 milhão de download na loja virtual e o programa “Se Liga na Educação” chega a cerca de 1,4 milhão de alunos por TV aberta. A média diária de visualizações pelo Youtube da emissora, que transmite o conteúdo do programa, chega a 700 mil por dia”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM