[the_ad id="288653"]

Atleta valadarense classificada para Maratona de Boston realizará a prova em GV

Devido a pandemia a prova em 2020 será realizada como um evento virtual 

A pandemia mudou o cenário mundial em vários setores e o do esporte não seria diferente. Para os amantes da corrida, que veem na modalidade esportiva, não só um estilo de vida, mas superação de desafios e realizações de sonhos, em 2020 não puderam participar das provas internacionais mais importantes os quais estavam inscritos, porque os organizadores cancelaram os eventos. A Maratona de Boston, uma das mais tradicionais do planeta, será realizada com a participação virtual de corredores em todo o mundo. E Valadares tem uma representante, que fará os 42 km pelas ruas da cidade.

Tatiana Bretas, atleta amadora, não recebe patrocínios, tem o esporte como hobby, mas sua carga de treinos é intensa, o que contribuiu para obter um bom tempo na Maratona do Rio de Janeiro em 2019, colocando no currículo o tempo de 3h35min55s, o que garantiu a sua classificação para a 124ª edição da corrida histórica de Boston, a maratona mais antiga do mundo. 

Embora a disputa de qualquer prova de 42 km seja um processo desgastante, a Maratona de Boston representa um desafio especial para corredores do mundo inteiro. Obter o índice exigido pelos organizadores para participar da prova não é tarefa fácil. Desde 1970, o principal caminho para assegurar uma vaga em Boston é comprovar o tempo através de uma marca obtida em outra prova oficial. Essa comprovação é feita no momento da inscrição, e a organização checa a veracidade do registro na hora da seleção dos participantes e determina o índice de corte.

A prova aconteceria no dia 20 de abril, mas em março foi adiada para 14 de setembro e cancelada posteriormente pela Boston Athletic Association devido a pandemia. Ao todo, 31 mil atletas iriam participar do evento, que em mais de 120 anos consecutivos nunca deixou de acontecer. Ao contrário de outras provas, a de Boston não foi cancelada, os organizadores decidiram realizar a maratona como uma corrida de participação em massa, mas virtual. Irão participar nesta modalidade 17 mil atletas.

Segundo a atleta valadarense Tatiana Bretas, os participantes devem completar a distância de 42 quilômetros em um período de no máximo seis horas e fornecer uma prova do tempo à Associação Atlética de Boston, pelo aplicativo da própria prova. “Os atletas poderão participar da maratona entre 7 e 14 de setembro. Eu já vinha me preparando desde o começo do ano passado para fazer a prova. Foram treinos de corrida na rua, na esteira e fortalecimento muscular. Quando recebi a notícia que a prova não foi cancelada e que iria acontecer na modalidade virtual, me senti honrada em fazer parte do time dos 17 mil inscritos que farão o percurso de 42km cada um em lugar diferente do mundo. Esta é uma prova realmente muito seletiva. É um número pequeno de pessoas que consegue correr para os tempos que eles exigem. E ter sido selecionada só me enche de alegria, porque é a realização de um sonho”, disse.

Tatiana Bretas escolheu o dia 7 de setembro para realizar a prova em Valadares. A largada da atleta será às 5h, na Praça Júlio Soares, na Ilha dos Araújos, e a chegada também. Para ter um bom desempenho a atleta está há três meses com uma periodização que inclui quatro vezes por semana treino de corrida, musculação e dieta equilibrada. O objetivo é fazer a prova em um tempo menor que a Maratona do Rio, em 2019, que a classificou para a Maratona de Boston.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Pedro Lourenço oficializa a compra da SAF do Cruzeiro

🔊 Clique e ouça a notícia SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O empresário Pedro Lourenço, conhecido como Pedrinho, 68, dono de rede de supermercados, oficializou, nesta segunda-feira (29), a compra