Associação de pescadores pode ganhar título de utilidade pública

FOTO: Freepik

Deputado estadual Enes Candido protocola projeto de lei que declara a Associação dos Pescadores e Amigos do Rio Doce de utilidade pública em Minas Gerais

Na última terça-feira (28), o deputado estadual Enes Candido (PP) protocolou o Projeto de Lei nº 442/2023 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) declarando de utilidade pública a Associação dos Pescadores e Amigos do Rio Doce (Apard).

A Apard tem sede em Valadares e é uma organização sem fins lucrativos. A finalidade é promover ações sociais, culturais e esportivas, além de defender e preservar o meio ambiente. A associação também tem o objetivo de fomentar o crescimento da pesca esportiva e amadora ecologicamente correta. Bem como desenvolver projetos para tornar a bacia do rio Doce um destino turístico e cooperar com a preservação das espécies de peixes ameaçadas de extinção, dentre outras.

Projeto de lei

De acordo com o deputado Enes Cândido, o projeto de lei é uma forma de reconhecer o trabalho dos pescadores e da associação em defesa do rio Doce e do meio ambiente.

O objetivo do deputado estadual Enes Cândido é fortalecer a associação, contribuir para a preservação ambiental e fomentar o turismo – FOTO: Arquivo Pessoal

“A Associação dos Pescadores e Amigos do Rio Doce trabalha para preservar o rio e as comunidades que dependem dele. Uma vez que a região do rio Doce foi altamente afetada pelo desastre ambiental causado pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana, no ano de 2015”, explica.

Se tornando uma associação de utilidade pública, a Apard passa a ter mais opções de investimento, inclusive do setor público. “Este projeto de lei tem como objetivo tornar utilidade pública para que a organização possa ter mais recursos. E assim tenha condições de continuar realizando seu trabalho, que é de grande importância para a região”, conclui o deputado.

A Apard é formada por um grupo de voluntários oriundos de diversos setores da sociedade que compartilham a mesma paixão pelo rio Doce e por suas potencialidades.

Fundada em 20 de dezembro de 2005, a Apard acredita e luta por um rio Doce vivo. Seu objetivo é transformar o nosso rio em um destino de pesca esportiva. Ou seja criar alternativas de renda para os pescadores através da criação de peixes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM