GOVERNADOR VALADARES – A Capital Mundial do Voo Livre tem mostrado que outros esportes também podem fazer morada por aqui. Até mesmo aqueles que, antes, só eram praticados no litoral. Na semana passada, o DRD trouxe a história de quatro mulheres valadarenses que se destacaram no Beach Tennis (Tênis de Praia), após todas se mudarem para Ilhéus, na Bahia. No entanto, desta vez, a reportagem revelará que isso também é possível para quem permanece em Governador Valadares e não dispensa uma boa prática esportiva.
O engenheiro ambiental Pabllo Thadeu Batista joga futevôlei há dois anos. Antes ele não era tão familiarizado assim com o esporte praiano, mas agora já fez do futevôlei seu hobby e da arena sua segunda casa. “Frequento demais mesmo. Sempre gostei de esportes, principalmente os praticados em praias. Pois, como um bom mineiro, adoro ir à praia, e sempre que ia, olhava o pessoal praticando. Às vezes até tentava, mas não dava muito certo, né, pois é mais fácil ver mesmo (risos). Então quando a arena abriu aqui na cidade fui convidado por uns amigos para ver como é. De cara, além do esporte, me adaptei demais, pois a vibe do local é muito boa, junto com o nosso clima e um visual para o Ibituruna… Não dá para não querer voltar!”, afirma.
Aposta arriscada
A sócio proprietária da arena frequentada por Pabllo, Maria Emília Nery, conta que o negócio ganhou vida há três anos e era uma aposta arriscada. A ideia, segundo Maria Emília, partiu de outro sócio, na época professor universitário, durante a pandemia de covid-19. Então o sonho que parecia distante se realizou e segue dando frutos. “A escolha deu certo, a Arena segue promovendo saúde e qualidade de vida”, comemora. Sobre as atividades oferecidas pelo local, Maria Emília explica que são aulas de beach tennis e futevôlei, além do aluguel de quadras e área de alimentação.
“A resposta é muito positiva. O futevôlei é um aliado dos amantes do futebol e chama mais praticantes por não ter contato físico. E o Beach Tennis é um esporte viciante, pois, além de ser jogado com as mãos, o que facilita a prática, abrange um número maior de praticantes por depender menos de condições físicas. Quando se fala em contato com a praia, o pessoal da nossa cidade é bem receptivo”, avalia Maria Emília.
Ponto de encontro de amigos
A arena onde Pabllo joga futevôlei tem sede na rua Israel Pinheiro, nº 1.408, bairro Santos Dumont (próximo à Açucareira), além de uma segunda unidade no bairro Ilha dos Araújos, na rua 8, nº 549. O engenheiro, inclusive, destaca que o espaço é um excelente ponto de encontro entre os amigos para o lazer. “Sempre que posso, vou aos finais de semana, no famoso ‘Day Use’. Aí aproveito e já fico por lá o resto da tarde, para tomar uma gelada e repor as energias. Hoje eu vou lá por qualquer motivo. Mesmo se não for jogar, acabo indo para tomar uma com os amigos e desestressar do serviço. Para piorar, há menos de um mês, minha esposa também começou a praticar o futevôlei e a treinar no Arena. Assim, acabo frequentando ainda mais o ambiente”, brinca.
Parece que o futevôlei é, de fato, o queridinho do momento. Pelo menos é o que também relata Cleiton Silva, atleta valadarense de futebol, que joga no exterior e, há um ano e meio, também investe no ramo de arenas esportivas em Governador Valadares. O empreendimento de Cleiton também é muito frequentado por todos os públicos e fica localizado na Avenida JK, nº 2.905, bairro São Cristóvão – no antigo Campo do Mercado. “A nossa proposta, ali, é o esporte, e integrar a família junto. Nós temos quadra de vôlei, futevôlei… O futevôlei está bem forte, porque a família vem toda jogar junto: pai, mãe, filho; e esta é a proposta do local, todo mundo estar junto, brincando”.
De acordo com Cleiton, os frequentadores do local, atualmente, podem praticar atividades como o futebol society, vôlei, futevôlei e beach tennis. “Mais para frente, vamos ter uma academia também”, comenta. Dessa forma, alternativas para se divertir e socializar não faltam. “Na arena também temos bar, estamos acabando de fazer uma área gourmet para eventos, tem um quiosque também quase pronto”, acrescenta o jogador e empresário.
Interação
Para maior incentivo e interação com o público ambas as arenas também promovem eventos esportivos. “Promovemos eventos para os alunos, que são chamados torneios internos, e para o público em geral, chamados de ‘Open’. Nosso último torneio de beach tennis, realizado pelo Buteco do Dani, na unidade Ilha, contou com aproximadamente 100 inscrições individuais e o nosso Open de futevôlei reuniu mais de 170 inscritos, de quatro estados diferentes, com premiação para todas as categorias”, conta Maria Emília.
“Promovemos eventos sim. Temos torneios de futebol, de futebol society, de vôlei e de futevôlei também. Sediamos todos esses torneios. Agora mesmo, está sendo realizado um torneio de futebol de sete, o ‘futsete’. Mas temos também torneios de vôlei e futevôlei”, explica Cleiton Silva.
Sendo assim, para cada proprietário, o que vale a pena é saber que o propósito de reunir amigos e família para um momento de diversão está sendo cumprido com louvor. Ambos também acreditam que as arenas ainda têm muito a contribuir para setores como a cultura, o turismo e a economia local.
Esportes de areia
“Os esportes de areia estão entre os em maior ascensão no Brasil no momento. As aulas e jogos são de forma coletiva, aumentando a socialização e diversão dos atletas. Além de todos os segmentos, estamos, ainda, contribuindo para o turismo da cidade, aquecendo-o com atletas de outros estados nos períodos de campeonato”, afirma Maria Emília Nery.
“Eu tenho recebido um feedback muito positivo. Porque a arena é um local que reúne a família, amigos também. Pessoas que estavam em casa, talvez sem ter muita opção, hoje reúnem um grupo e vêm fazer um vôlei, um futevôlei. Pode trazer o filho, porque nós temos parquinho também para as crianças. Então é um lugar que você pode trazer sua família. Acho que esse é o principal propósito da arena”, finaliza Cleiton Silva.
Portanto para ficar por dentro de todas as atividades das arenas esportivas desta matéria, acompanhe os perfis do instagram @arenapraiagv e @arenacs23.