Documento é um importante instrumento para estimular a inovação no Brasil
No dia 26 de julho foi publicada no Diário Oficial da União a Estratégia Nacional de Inovação. O documento tem a finalidade de propor iniciativas para o próximo quadriênio nesta área e foi elaborado com a participação dos ministérios que compõem a Câmara de Inovação e representantes de vários setores da sociedade civil.
Entre os propósitos da estratégia estão a articulação de ferramentas, programas e ações de fomento à inovação no setor produtivo, para motivar o aumento da produtividade e da competitividade das empresas e instituições que gerem inovação no país. O documento ainda estabelece métodos de cooperação entre os estados e municípios para promover o alinhamento das iniciativas das políticas federais de fomento à inovação com as iniciativas de políticas feitas por outros entes federativos.
A Estratégia acompanha a Política Nacional de Inovação, fundamental para promover e estimular o ecossistema e atender suas demandas, indo desde programas de apoio a tecnologias em áreas como agricultura e energias renováveis, até a ampliação da percepção da população sobre a relevância da inovação para o desenvolvimento do país, estados e municípios.
Para Beatriz Almeida, do Departamento de Inovação da SMDCTI, “esse é um grande passo na busca de cooperação e efetividade das políticas e ações voltadas à inovação e na transformação do Brasil em um ambiente de empreendedorismo inovador”.