Apresentado o Plano de Gerenciamento de Riscos para cargas perigosas na duplicação da BR-381

O engenheiro sanitário e ambiental Bertoldo Silva Costa, que atuou na coordenação da Gestão Ambiental para as obras de duplicação na BR-381/MG, apresentou nesta quarta-feira, 24, o Programa de Gerenciamento de Riscos para a rodovia federal com participação de 14 especialistas de várias áreas, da engenharia a representantes de empresas de logística.

O engenheiro da MPB Engenharia (Gestão Ambiental da BR-381/MG, trecho entre os municípios de Governador Valadares e Belo Horizonte) apresenta o relatório sobre o programa mostrando o procedimento metodológico utilizado para identificar pontos críticos à ocorrência de acidentes no transporte de cargas perigosas na rodovia federal, no trecho em obras de duplicação, com aproximadamente 308 km de extensão. Silva Costa foi o coordenador da elaboração do plano para a BR-381/MG.

Segundo o engenheiro, a crescente preocupação com a prevenção de acidentes ambientais, associada à importância que o transporte de cargas no modal rodoviário apresenta para a economia brasileira, resulta na necessidade de criação de modelos que buscam prever e mensurar o risco de acidentes com cargas perigosas. “Trata-se, portanto, de mecanismos criados para perceber e mapear o risco, para possibilitar a elaboração e implantação de medidas preventivas e de segurança, a fim de evitá-los”, afirma Silva Costa.

De acordo com o engenheiro, dentro desse contexto, o transporte rodoviário de cargas perigosas assume um papel importante, pois o risco potencial de degradação ambiental, provocada em decorrência de acidente, se torna ainda maior e está diretamente relacionado com o tipo e quantidade de material transportado. “Estes apresentam propriedades físicas e químicas, como inflamabilidade, toxicidade, corrosividade, radioatividade, volatilidade, dentre outras, que, ao estar envolvida em uma situação de acidente, podem provocar sérios danos ambientais e à vida da população em seu entorno”, diz.

A metodologia desenvolvida uniu técnicas de geoprocessamento e pesquisa de referências bibliográficas, no intuito de mapear áreas de riscos potenciais de acidentes no transporte de cargas perigosas. Apesar de ter sido desenvolvido para a rodovia BR-381/MG, o método aplicado poderá ser replicado para estudos dessa natureza em qualquer rodovia, acrescentou o engenheiro.

Currículo

Bertoldo Silva Costa é coordenador da Gestão Ambiental no Consórcio SKILL- MPB Engenharia, que atua na duplicação da BR-381/MG. É formado em Engenharia Sanitária e Ambiental, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, mestre em Engenharia Ambiental e doutor em Engenharia Ambiental, pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Possui larga experiência em obras rodoviárias, com destaque para a duplicação da BR-101 Sul, entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, atuando na Coordenação e na Supervisão Ambiental das obras. Tem, ainda, passagens como consultor do Centro de Excelência em Transportes (Centran), conselheiro do CONAMA, presidente da Associação de Engenharia Sanitária de Santa Catarina e consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, no Projeto de Zoneamento Sócio-Econômico-Ecológico (MT), Modelo de Gestão e Proposta de Política de Resíduos Sólidos (MT e SC).

Webninar

O Webinar Emergência Ambiental 2020 “Gerenciamento de Riscos à Saúde e ao Meio Ambiente em Tempos de Pandemia” é organizado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais (Feam), Comissão P2R2 Minas e Governo de Minas Gerais.

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