[the_ad id="288653"]

Após morte de torcedor, Galoucura e Máfia Azul são banidas temporariamente

FOTO: Freepik

BELO HORIZONTE – O último sábado (2) em Belo Horizonte foi marcado por um confronto entre as torcidas organizadas Máfia Azul e Galoucura, resultando na morte de um dos envolvidos. Dessa forma, as torcidas foram banidas temporariamente dos estádios. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) informou nesta segunda-feira (4) a decisão.

Segundo a recomendação expedida pelo promotor de Justiça Fernando Ferreira Abreu, as torcidas estão proibidas de frequentar estádios em território nacional e seus entornos nos dias de jogos, respeitando um raio de cinco mil metros. Essa ação é baseada no artigo 201, parágrafo 1º, inciso I, da Lei Geral do Esporte – Lei nº14.597/23.

A Galoucura, que já tinha sido punida anteriormente, está banida temporariamente até 4 de março de 2026. Já a Máfia Azul, que também tinha sido banida até março de 2026, terá seu novo banimento entre 15 de março de 2026 e 15 de março de 2028. O banimento temporário implica na proibição do uso, porte e exibição de qualquer símbolo das torcidas nos dias de jogos. A Federação Mineira de Futebol (FMF) deve ratificar a medida, que também será publicada no site da entidade e da Confederação Brasileira de Futebol.

O promotor Fernando Abreu também sugeriu a criação de um cadastro nacional de torcedores suspensos ou impedidos de frequentarem eventos esportivos, visando um controle mais eficaz. Além disso, Abreu enviou ofícios ao procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, e ao Conselho Nacional de Justiça, propondo ações para combater a criminalidade associada a eventos de futebol.

A morte do torcedor

Durante o confronto, um torcedor de 28 anos foi morto na Avenida Tereza Cristina, em Belo Horizonte. Lucas Elias Vieira Silva chegou a ser encaminhado para o Hospital Santa Rita, mas não resistiu. Outros três homens ficaram feridos.

A briga iniciou-se entre as torcidas organizadas Máfia Azul e Galoucura por volta de 14h30 do último sábado (2). De acordo com informações da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), outros três homens foram baleados. Uma outra vítima foi atingida com uma pancada na cabeça. Os militares dispersaram os torcedores e prenderam dois suspeitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM