Após cinco meses, Vale retorna com as viagens de trem de passageiros

Redução de quantidade de bilhetes deixou a Estação Ferroviária de Governador Valadares com pouco movimento

Por Fábio Velame

Foram cinco meses e oito dias sem viagens no trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) por causa da pandemia do Covid-19. As viagens foram paralisadas no dia 24 de março, mas foram retomadas nesta terça-feira (1), com algumas medidas de precaução.

De acordo com a Vale, em seu site oficial, uma das medidas adotadas para o retorno das viagens e enfrentamento da pandemia é a aferição de temperatura em todos os passageiros que embarcam no trem. Caso alguma pessoa apresente temperatura superior a 37,8°, o seu embarque não é autorizado.

Totens de higienização disponíveis nas estações, álcool em gel disponibilizados durante a viagem, circulação restrita ao carro indicado no bilhete, não acesso aos carros lanchonete e restaurante (neste caso, os lanches e comidas serão servidos direto ao passageiro no carro em que ele estiver), além da redução do número de bilhetes comercializados e distanciamento social entre passageiros no embarque e desembarque e nas viagens (incluindo poltronas bloqueadas para uso) foram outras medidas anunciadas pela Vale.

Em relação à venda de bilhetes, não serão comercializados em horários de embarque e desembarque nas estações. Na Estação Ferroviária de Governador Valadares, o horário de funcionamento da bilheteria está sendo de 7 horas ao meio-dia e das 15 às 17 horas. Há também a possibilidade de comprar o bilhete no site oficial da Vale, sendo que a compra, seja na Estação Ferroviária como também no site, é com 7 dias de antecedência da data da viagem.

Lucas Mendes aguardando o momento de embarcar. Foto – Fábio Velame

Lucas Mendes é estudante universitário, reside em Governador Valadares e estava indo viajar para Vitória. Antes de embarcar, ele relatou como estava a expectativa de fazer essa viagem. “Por ser o primeiro dia de retorno, não sabemos como vão ser as coisas na viagem. Confesso que fico um pouco preocupado, mas também por saber que muitas medidas serão tomadas, como a redução de quantidade de assentos, distanciamentos, higienização do local, acho que será tranquilo. A volta dessas viagens é uma vantagem, por ser um meio mais econômico de se deslocar para outras cidades. É também a oportunidade de começar a voltar com as nossas atividades, tomando todas as precauções, até porque a vida não pode parar”, disse.

Mayara Braga é estudante e mora em Barra do Cuieté. Ela destacou que a volta das viagens de trem vai beneficiar a sua rotina de idas e vindas a Governador Valadares. “A viagem de trem é muito importante, pois a chegada é quase na porta de casa. Se eu for de ônibus, eu tenho que atravessar o rio. É perigoso e dá trabalho, além de ser mais longe. Também gosto dos horários acessíveis.

Mayara estava confiante que a viagem seria tranquila. Foto – Fábio Velame

Antes de embarcar, Mayara contou como ela estava vendo as medidas de precaução que estavam sendo tomadas na Estação Ferroviária de Governador Valadares. Aparentemente, as medidas estão bem rigorosas. Estão olhando a temperatura, o distanciamento, além de ter bem menos pessoas do que costuma ter na estação. Acredito que vai ocorrer tudo bem nessa viagem”, finalizou.

Pessoas no embarque na Estação Ferroviária de Governador Valadares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM