Na tarde desta terça-feira (14), o prefeito André Merlo (sem partido), acompanhado do secretário municipal de Planejamento, Jackson Lemos, e o diretor comercial da Houer, Camillo Fraga, estiveram na sede da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), na Faria Lima, em São Paulo, para apresentar aos investidores a proposta de concessão do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Governador Valadares. O assunto é tema de uma audiência pública, que será realizada nesta quarta-feira (15), das 10h às 12h, no auditório da Univale.
A concessão da autarquia faz parte das políticas públicas da administração municipal, do projeto Mais Saneamento, anunciado no dia 24 de janeiro. A participação da comitiva de Valadares apresentou os estudos de viabilidade do projeto para a concessão dos serviços que envolvem a implantação, operação e gestão do sistema de adução, tratamento e distribuição de água e esgoto para investidores nacionais e internacionais.
Antes da apresentação da proposta da concessão na B3, por meio da assessoria de comunicação da Prefeitura, André Merlo já havia adiantado o interesse de 12 empresas em assumir a gestão da autarquia.
“Já temos 12 empresas interessadas e estamos mostrando o nosso potencial para o desenvolvimento, que passa pelo saneamento básico. Nós temos que resolver a exigência do Marco Legal e aproveitar a oportunidade de investimentos de empresas nacionais e internacionais, que vai gerar muito emprego e renda para nossa cidade”, disse o prefeito.
Para a Houer, empresa responsável pelo estudo de políticas públicas de saneamento básico de Governador Valadares, a apresentação da proposta na B3 é fundamental para dar credibilidade, aumentar a atratividade para os investidores e colocar os projetos no centro do principal palco financeiro do país.
Já no final da tarde desta terça, por volta das 18h, André Merlo publicou nas redes sociais as impressões que ele teve após a apresentação na B3. O prefeito destacou a importância da conclusão de mais uma etapa que resultará na concessão do SAAE.
“O passo que demos hoje é rumo a um futuro promissor, deixando no passado o sucateamento, falta de recursos e ausência do tratamento de esgoto no passado. Concluímos mais uma etapa, mas o cronograma para alcançar a concessão ainda não acabou!”, postou nas redes sociais André Merlo.
Sobre a concessão do SAAE
A Prefeitura de Valadares divulgou no final de janeiro o projeto “Mais Saneamento”, na qual uma das iniciativas de política pública inclui a concessão da autarquia como a solução na atração dos investimentos financeiros necessários para atingir a meta do esgoto 100% tratado e do abastecimento de água potável a toda a população de Governador Valadares.
Nesta quarta (15) será realizada a audiência pública para dar mais detalhes sobre o assunto no auditório da Univale, no Campus II, no bairro Universitário. Entre às 10h e 12h serão apresentados os documentos que compõem os estudos técnicos, econômico-financeiros, jurídicos, minuta de edital e contrato sobre a concessão do SAAE.
Entidades do setor empresarial de Valadares, como a Associação Comercial e Empresarial (ACE-GV) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-GV), se manifestaram a favor da concessão. Já o Sindicato dos Servidores Municipais de Governador Valadares (Sinsem-GV) publicou nota de repúdio se posicionando contra a proposta da prefeitura.