Alunos da Escola Municipal Vicente Petronilho de Oliveira, do distrito de Córregos do Bernardo, foram contemplados com a Bolsa de Iniciação Científica Júnior do Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Cidadania. Esta conquista é graças ao ótimo desempenho nas Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica (OBA), edição de 2020. O benefício é voltado para estudantes de todo o país, com famílias cadastradas no Auxílio Brasil. O objetivo é incentivá-los a se dedicarem mais aos estudos e a desenvolverem potencialidades na ciência.
Júlio Martins de Oliveira, Paola Gomes de Oliveira e Maria Eduarda Andrade, que seguem seus estudos na Escola Vicente Petronilho; além de Nicoly de Araújo Souto e Ângela Maria de Jesus, que se encontram no Ensino Médio, são os beneficiados. Eles vão receber 12 parcelas no valor de R$ 100, sendo que a família de cada estudante receberá uma parcela única de R$ 1.000. Em contrapartida, os estudantes estão participando do Programa de Mentoria do MCTI/CNPq. O programa vai orientá-los ao longo do ano no cumprimento de diversas tarefas de caráter obrigatório.
A diretora Juliana Torres destaca o desempenho da sua equipe e, sobretudo, dos alunos da escola. “Estamos orgulhosos dos nossos estudantes! Desde o ano de 2019 eles participam das Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica e conquistam medalhas. Serem contemplados para a Iniciação Científica Júnior é resultado do interesse deles e do empenho dos professores. Eles estão colhendo os frutos de seus esforços”.
Esta é a primeira bolsa de Paola Gomes, do 6º ano, que promete não parar por aí. “Estou muito feliz com a bolsa de estudos. Estou buscando aprender mais e desejo conquistar outras bolsas através da minha dedicação”. Já Júlio Martins, do 7º ano, vê na bolsa um incentivo para se dedicar mais as matérias da escola, principalmente naquelas que mais gosta. “Por causa da bolsa estou com mais ânimo de buscar mais informações sobre a OBA, além de ciências e geografia”.
Nicoly de Araújo, que está no 1º ano do Ensino Médio, sente orgulho de fazer parte da história da Escola Vicente Petronilho. “Eu me sinto grata pela confiança e o apoio que a escola me passou. Agora com a bolsa tenho mais motivos para estudar. Quero aproveitar ao máximo esta oportunidade para futuramente garantir outras como esta”.
A bolsa de Iniciação Científica Júnior
A Bolsa é concedida a estudantes cujas famílias são beneficiárias do Auxílio Brasil. Eles ainda precisam ter se destacado em competições acadêmicas e científicas de abrangência nacional, vinculadas a temas da educação básica. Ou seja, ter conquistado medalhas de ouro, prata ou bronze entre janeiro e dezembro do ano anterior à concessão do benefício. Essas competições são credenciadas e têm apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Como faz parte da grade de programas complementares do Auxílio Brasil, a forma de pagamento e inscrição é a mesma. Para receber a Bolsa de Iniciação Científica Júnior é obrigatório estar inscrito no CadÚnico.
(*Informações Prefeitura de Valadares)