Ainda com focos de incêndio na Ibituruna, bombeiros esperam controlar queimadas definitivamente nesta quinta-feira

Após mais um dia de combate às chamas na Ibituruna, em Governador Valadares, os bombeiros esperam que as queimadas sejam definitivamente controladas nesta quinta-feira (30), iniciando os trabalhos por volta das 5 horas. Segundo o capitão Magno Eloísio, a estimativa é que, até o momento, a área atingida seja de aproximadamente 384 hectares.

Conforme o capitão dos bombeiros, há três principais focos de incêndios, e as chamas também se alastram em outros pontos mais isolados. O trabalho de combate às chamas tem acontecido durante as horas do dia com luz solar, pois, de acordo com o capitão Magno, não há risco de vidas ou de bens, e o trabalho em período noturno seria um risco aos combatentes.

A equipe de combate às chamas é composta por um efetivo que inclui 36 bombeiros, dez brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF), duas gerentes do Parque Municipal e seis policiais militares, com apoio de caminhões-pipa disponibilizados pela Secretaria Municipal de Obras. A topografia da Ibituruna, com locais de difícil acesso, somada à vegetação seca da área, está entre as grandes dificuldades encontradas no combate ao incêndio.

“Hoje, logo de madrugada, quando chegamos, detectamos três focos principais aqui no pico da Ibituruna. Um é mais próximo da área de lançamento de voo, um é defronte ao Parque Municipal, e a outra mais para o lado de Derribadinha. Contando com apoio do IEF e da Polícia Militar, conseguimos controlar essas três frentes de incêndio, e no momento está controlado. O fogo não está progredindo na mesma velocidade em que estava quando chegamos. Mas existem pontos isolados, em locais mais distantes, e vamos permanecer no combate amanhã. Nós vamos voltar com o mesmo aparato de hoje, com prosseguimento até o controle total das chamas”, declarou o capitão Magno Eloísio. (Fábio Velame/Thiago Ferreira Coelho)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM