
GOVERNADOR VALADARES – A Águas de Valadares iniciou, na sexta-feira (23), a instalação de uma Válvula Redutora de Pressão (VRP) em Pontal. O equipamento vai ajudar a controlar a pressão da água nas redes da parte baixa do distrito, reduzir os rompimentos e melhorar o abastecimento na parte alta.

A válvula regula automaticamente a pressão na rede e mantém o fluxo em níveis adequados. Dessa forma, o sistema opera de maneira mais equilibrada, o que diminui o desgaste das tubulações e reduz as perdas de água.
Além de evitar vazamentos, a medida contribui para diminuir as interrupções no abastecimento e prolongar a vida útil da rede. Com menos rompimentos, a concessionária também reduz a necessidade de reparos emergenciais, beneficiando diretamente os moradores.
“Estamos falando de menos vazamentos, menos paralisações para o conserto de redes rompidas e mais estabilidade no fornecimento de água”, destaca o gerente de Operações, Augusto Barbosa.

A iniciativa faz parte das ações da Águas de Valadares para melhorar o desempenho do sistema de distribuição. Além de Pontal, os bairros Jardim do Trevo e Vila Isa também já contam com o equipamento.
Conforme a concessionária, os investimentos têm como objetivo reduzir os rompimentos nas tubulações e melhorar as condições de distribuição de água.







