[the_ad id="288653"]

Agentes de endemias vistoriam imóveis de Valadares para combater arboviroses

Agentes de endemias vistoriam imóveis de Valadares para combater arboviroses
FOTO: Reprodução/ Prefeitura de Valadares

GOVERNADOR VALADARES – Os agentes de combate às endemias (ACEs) de Governador Valadares iniciarão nesta segunda-feira (22) o 1º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) de 2024. A ação vai até a próxima sexta-feira (26). A previsão é que 5.843 imóveis de 120 quarteirões da cidade receberão as vistorias dos agentes. 

Dessa forma, os ACEs vão verificar se há focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya em imóveis residenciais, comerciais e públicos. Caso encontrem focos, eles vão orientar os moradores sobre como eliminá-los.

Em seguida, após a vistoria, os ACEs vão coletar amostras de larvas e pupas do Aedes aegypti. Essas amostras serão levadas para o laboratório do Setor de Vigilância Ambiental, que vai analisar e classificar o município em baixo, médio ou alto risco de transmissão de arboviroses.

O resultado do LIRAa será divulgado no início de fevereiro.

Últimos levantamentos 

De acordo com o último LIRAa realizado em Valadares, em novembro de 2023, foram encontrados focos do mosquito em 4,9% dos imóveis pesquisados. Por isso, o município tem intensificado as ações de controle e de monitoramento do Aedes aegypti.

Em 2023, Valadares registrou 4.764 casos notificados prováveis de arboviroses, sendo 3.999 de dengue, 754 de chikungunya e 11 de zika. Além disso, uma morte suspeita está em investigação.

A frequência de casos prováveis de dengue e chikungunya notificados no SINAN, distribuídas por bairro, tem o Santa Rita com o maior número, ou seja, 383 de dengue e 102 de chikungunya.

Orientações 

A Prefeitura de Valadares orienta a população no combate ao Aedes aegypti. Confira, portanto, algumas dicas:

  • Mantenha a caixa d’água sempre limpa e fechada;
  • Coloque areia no pratinho dos vasos de plantas;
  • Lave com frequência os bebedouros de animais;
  • Deixe lixeiras tampadas;
  • Retire a água acumulada em pneus, garrafas e outros objetos;
  • Não deixe água parada em nenhum lugar da sua casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM