Agência Mosca recebe prêmios internacionais

Além de dois bronzes, agência de comunicação da cidade conquistou mais duas indicações na shortlist da premiação mundial que elege os melhores trabalhos criativos realizados em língua portuguesa

Uma agência de comunicação com raízes em Governador Valadares, mas com asas fortes, que dão sustentação e propulsão para voos eficientes. A Mosca voou para bem longe novamente. Desta vez, foi buscar um prêmio internacional. Bronze em duas categorias nos Prêmios Lusófonos da Criatividade, a agência representou muito bem o Brasil, pois, além dos dois troféus, conquistou mais duas indicações na shortlist da premiação de melhores trabalhos criativos do mundo realizados em língua portuguesa.

Pra quem tem a essência criativa como estratégia, dá pra imaginar a alegria em ter o trabalho reconhecido dessa forma. “Nós, diretores e todo o time de profissionais, ficamos extremamente felizes com essa notícia, ainda mais sendo uma ‘dobradinha’. Criatividade e inovação são alguns dos nossos pilares, e esse prêmio vem para comprovar que a gente sabe conciliar muito bem profissionalismo e ousadia, gerando valor através do nosso trabalho”, discursa Mayer Lana Sírio, sócio-fundador da agência.

A Mosca levou o bronze nas categorias Imagem Corporativa com a campanha “É diferente!”, do Bigmais Supermercados, e Design de Produto, pelo projeto de design do Pedalgel. As quatro imagens do Bigmais escolhidas para concorrer ao prêmio encantaram os jurados, por terem um apelo visual que transmite valores não visuais. Já o Pedalgel chamou a atenção pelo design exclusivo, que tem garantido reconhecimento de um produto 100% original, além de expressividade em todo o Brasil e em vários outros países.

Outro projeto que chegou às finais na categoria Marketing Direto em Via Pública foi a ação de guerrilha desenvolvida para a Univale como parte da campanha de divulgação do vestibular 2020. “Esse case foi escolhido por ser uma propaganda não convencional, provocativa e com doses extras de criatividade. Saímos da caixa (literalmente) para ocupar os espaços públicos. Estamos muito felizes em ter conquistado o shortlist. Neste projeto não levamos o prêmio, mas está tudo bem, o Leonardo Di Caprio precisou de 5 indicações para ganhar o Oscar (risos)!”, comenta Andréa Mariano, sócia-diretora de comunicação da agência.

Fechando os trabalhos selecionados para as finais, não poderia faltar um projeto de marca – uma das especialidades da agência Mosca. A beleza do projeto de Identidade Visual da Prado Gourmet, que une design, arquitetura, sabor e tradição, também encantou os jurados, ficando entre os 13 melhores projetos selecionados.

Sobre cada projeto

Bigmais – É diferente

Como escrever QUALIDADE, ZELO e AMOR sem utilizar palavras? Este foi o desafio que norteou o processo de criação das peças desta campanha.

“Escolhemos construir quatro imagens que associassem as qualidades intrínsecas do supermercado com a própria marca gráfica que acabara de ganhar uma nova identidade”, afirma Mayer Lana, diretor de criação da agência.

O velho ditado de que uma imagem vale mais que mil palavras fez muito sentido. Dessa forma, a criação de percepção da qualidade se deu num nível mais profundo, em que o cliente se identifica não somente com os produtos, mas com os valores da marca, criando uma conexão mais forte.

O slogan “É diferente!” concretiza o que o mercado de sua atuação já reconhece: sim, o Bigmais é diferente no atendimento, na qualidade, no mix de produtos, na postura comercial, no posicionamento e na comunicação. Nada melhor para chancelar tudo isso do que uma premiação internacional.

Pedalgel

A frase do estrategista Anthony Robbins “sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade” ilustra muito bem este projeto. O Pedalgel, um dispenser de álcool gel com acionamento por pedal, surgiu no início da pandemia da COVID-19 no Brasil.

O produto foi idealizado no dia 11/04/2020 e apenas quatro dias depois já tinha seu protótipo sendo utilizado como modelo para vendas. A ideia era que ele fosse desenvolvido de maneira ágil e simples, para ser comercializado rapidamente. Foi o que aconteceu.

Pedalgel precisava ser acessível a qualquer pessoa ou tipo de empresa. Além disso, era importante que tivesse baixo peso, para viabilizar os custos de frete, que fosse resistente e com uma estética que não trouxesse poluição visual aos espaços de utilização.

O design exclusivo do Pedalgel tem garantido à marca o reconhecimento de um produto 100% original, visto que rapidamente vários tipos de cópias começaram a surgir no mercado.

Apesar de ter sido lançado no Brasil, o Pedalgel já está presente em vários outros países, como Estados Unidos, Chile, Suíça e Portugal, e previsão de entregas para Peru, Uruguai, Argentina e Colômbia.

Diploma de Peso – UNIVALE

A ação de marketing de guerrilha tinha como eixo central transmitir a ideia de que o diploma da Univale é “de peso”. A partir desse conceito, foi criada uma réplica “gigante” de um diploma da universidade, reproduzida através de uma placa de 6m de comprimento por 4m de altura e pesando 200kg.

O “diploma de peso” foi transportado pela cidade por um caminhão munck, que por sua vez içou a placa através de cabos de aço, elevando-a até uma altura de aproximadamente 15 metros, transmitindo a ideia de que o diploma seja algo muito pesado.

Os registros feitos durante a ação mostram pessoas boquiabertas ao serem impactadas pela mensagem. O diploma gigante fez muito sucesso nas redes sociais e, inclusive, viralizou na cidade, gerando até algumas provocações, uma vez que quem se deparava com ele registrava e publicava em seus perfis.

Prado Gourmet

Nesta receita elaborada com muito capricho, a Mosca mostra o quanto são importantes os pontos de contato da marca dentro de um empreendimento. Pensadas e executadas nos mínimos detalhes, todas as peças transbordam personalidade e estilo. Além da comunicação, todas as ações de publicidade estão alinhadas com a decoração do ambiente e com o posicionamento do negócio.

Prado é o sobrenome de uma tradicional família de origem portuguesa, que há mais de 50 anos produz e comercializa verdadeiras delícias culinárias no Brasil. As receitas dos pães, bolos e tortas são um segredo desejado por muitos.

A ilustração da mulher que aparece no projeto representa Camila Prado (chef e empreendedora do negócio), que é neta de Dona Maria Prado, matriarca da família, que criou todas as gostosuras da marca. A tradição vem sendo passada de geração a geração.

Um pouco mais sobre a premiação

Os Prêmios Lusófonos da Criatividade são um festival internacional sediado em Portugal e também o único mundialmente dedicado exclusivamente a premiar, homenagear e debater os mercados publicitários e de comunicação dos países de língua oficial portuguesa.

Com seis anos de existência, os lusos têm cumprido a missão de enaltecer o melhor trabalho feito por agências, profissionais, estúdios e produtores.

Esse modelo de festival tem atraído a participação das maiores e mais prestigiadas agências dos países que comungam a nossa língua, o que faz dos Prêmios Lusófonos uma premiação ímpar e de prestígio internacional.

A Mosca

Com 15 anos de história, a agência construiu seu caminho em uma estrada pavimentada pela originalidade e grande potencial técnico/criativo.

Branding, Marketing Digital, Planejamento de Campanha… “Muita coisa mudou desde que a Mosca nasceu, mas ela está sempre inventando novas formas de criar”, comenta Paulo Márcio Fernandes Nunes, sócio-fundador, lembrando de uma hashtag que a agência usa muito nas redes sociais: a #efeitomosca, que resume muito bem as marcas de diferenciação que a Mosca deixa por onde passa (e fica!).

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