[the_ad id="288653"]

Academia Valadarense de Letras completa 50 anos e será homenageada na Câmara Municipal

Câmara Municipal
FOTO: Fred Seixas

GOVERNADOR VALADARES – A Academia Valadarense de Letras (AVL) completou, no último dia 9 de agosto, meio século de existência. Para marcar a relevância da instituição, que há cinco décadas contribui para consolidar a identidade literária de Governador Valadares, a Câmara Municipal realizará uma homenagem nesta quarta-feira 24 de setembro, às 18h30, por iniciativa do vereador Jamir Calili (PP).

História e fundação

A AVL foi fundada em 1975 pelo engenheiro, professor e gestor cultural Talmir Canuto Costa, com o objetivo de promover e preservar a cultura, a literatura e a língua portuguesa no município.

Os primeiros membros da academia foram Ilvece Cunha, Isabel Soares, Luiza Teixeira de Carvalho, Lívia Monteiro de Castro, Déa Ponciano Gomes, Tessa Damasceno, Rosalvo Gonçalves Pinto, Eclice Miranda de Alvarenga, Parajara dos Santos, Nívea Freitas e Siva Monteiro de Castro.

Estrutura e atuação

Seguindo o modelo da Academia Brasileira de Letras (ABL), a AVL conta com 40 cadeiras e, atualmente, reúne 22 acadêmicos em exercício. Ao longo de sua trajetória, tem sido um espaço de formação de novos autores e de prestação de serviços culturais de interesse público, mantendo viva a produção literária em Governador Valadares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM