Após o anúncio do governador Romeu Zema (Novo) de que Valadares estará, a partir de hoje (13), inclusa na Onda Amarela do programa Minas Consciente, proprietários de bares e restaurantes comemoraram. Desde 1 de agosto eles estavam com as portas fechadas, seguindo os protocolos.
Romeu Zema (NOVO) esteve em Governador Valadares na manhã desta quinta-feira (13). A visita foi para a entrega de registros de imóveis e equipamentos hospitalares, incluindo novos respiradores, para a abertura de leitos de UTI que possam atender a região. Mas o ponto chave da visita foi o anúncio da inclusão da cidade na Onda Amarela do Minas Consciente, o que significa uma flexibilização maior do comércio.
Conforme o governador, a flexibilização é valida por 15 dias. Depois disso, a situação de cada município é reavaliada, e pode mudar ou permanecer na mesma Onda.
Setores que podem funcionar na Onda Amarela
- Antiguidades e objetos de arte
- Armas e fogos de artifício
- Artigos esportivos e jogos eletrônicos
- Produtos agrícolas, plantas e floriculturas
- Móveis, tecidos e afins
- Departamento e variedades
- Livros, papelaria, discos e revistas
- Vestuário
- Design e decoração
- Duty free
- Formação de condutores
- Joias e bijuterias
- Salões de beleza e estética
- Outras atividades acessórias
- Ensino extracurricular
- Atividades fotográficas e similares
- Representantes comerciais e agentes do comércio
- Publicidade
- Atividades profissionais, científicas e técnicas
Aliviados com a reabertura
Desde 1 de agosto funcionando somente com os serviços de entrega no balcão, delivery e drive thru , donos de restaurantes, bares e pub´s em Governador Valadares estavam enfrentando dificuldades para manter as despesas em dia. O anúncio do governador, hoje pela manhã, trouxe mais alívio para o setor.
“Foi uma decisão sensata e acertada do governo. Nunca fomos nós o foco de transmissão da doença. A gente já vinha seguindo os protocolos de segurança e fomos pegos de surpresa com o fechamento. A gente espera que, depois desses 15 dias, continue com o setor flexibilizado”, argumentou o representante dos proprietários de bares e restaurantes de Governador Valadares, Marcelo Schlaucher.
“Fui um dos primeiros a receberem a notícia da reabertura dos bares. O sentimento é de alívio e esperança de as coisas melhorarem. Muitos amigos donos de bares estavam vivendo um situação crítica, tendo que mandar funcionários embora. A gente vinha com o delivery, que ajuda muito, mas não cobre as despesas. Tomara que permaneça assim, e todos sigam o decreto, distanciamento e uso de máscaras”, comentou Frederico José Rodrigues, proprietário de um bar no centro de Valadares.