Sabe aquele anel de alumínio que parece que não tem nenhuma utilidade? Para a Unimed Valadares os anéis de latinhas possuem importante aplicação na sociedade! A Cooperativa arrecadou cerca de 165 garrafas pet com 462 mil lacres. No dia 11 os materiais foram doados para a “Trupe do Bem”, que transformará a doação em cadeira de rodas. A entrega foi realizada pela gestora de Desenvolvimento Humano, Raquel Neves, coordenadora de Prevenção de Riscos, Irene Martins, e a auxiliar-administrativo Bianca Marques.
Representando a Trupe estiveram os voluntários Maraise Azevedo, Nathália Lage e Lucas Costa. A atitude contribuiu para o projeto “Trupe do Lacre”. Para a Cooperativa e o grupo conseguirem uma cadeira são necessárias 140 garrafas pet de dois litros cheias de lacres.
A entidade ou cadeirante beneficiado será definido por um assistente social. A ação da Unimed Valadares é parte da Campanha “Eu Ajudo na Lata” da Unimed do Brasil. “Além da preservação ambiental o movimento é importante porque envolve cooperados, clientes e colaboradores. Conseguiremos ajudar pessoas que necessitam de cadeira de rodas. Continuaremos com o propósito para que mais cidadãos possam doar os lacres”, disse Raquel Neves.
Para Irene Martins, o valor da Cooperativa não é apenas cuidar dos clientes. “Quando incentivamos doações, sejam dos lacres, roupas ou alimentos, estamos incentivando nossos beneficiários, médicos e colaboradores a cuidarem do outro, que é uma missão da Unimed”.
Trupe do Bem
Segundo a Trupe do Bem, foram doadas 13 cadeiras de rodas para pessoas físicas e quatro para instituições. O “Lacre Solidário” beneficiou a Itaka Escolápios, Casa de Recuperação Dona Zulmira e Associação Santa Luzia.
“Receber os lacres beneficiará outras pessoas. Receberão as cadeiras quem necessita. Fará diferença na vida delas. De lacre em lacre movimentamos a vida de alguém. O projeto também respeita os catadores de latinha, porque são separados apenas os anéis das latas”, comentou Maraise Azevedo, 36 anos.