O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) suspendeu uma série de serviços ao público, como medida para evitar a transmissão do novo coronavírus. Entre os serviços que não serão realizados estão os exames de direção e legislação. As informações foram emitidas nesta quarta-feira (18) pelo departamento.
Por quinze dias, com possibilidade de prorrogação por igual período, ficam suspensas as aulas teóricas e presenciais do processo de formação e especialização de condutores em todos os centros de formação de condutores, entidades e instituições credenciados.
Também ficam suspensos, neste período, a aplicação dos exames teórico de legislação e de prática de direção veicular. As aulas práticas poderão ser mantidas, desde que sejam observadas as medidas componentes da etiqueta sanitária que lhes são inerentes.
Durante o período de enfrentamento à Covid-19, os exames da junta médica do Detran-MG serão cancelados e reagendados assim que os riscos de transmissão do vírus diminuírem.
Atendimento
O Detran-MG reforçará o atendimento ao cidadão e às comunicações no âmbito administrativo por meios eletrônicos. Por meio do site detran.mg.gov.br e do telefone 155, o cidadão pode tirar dúvidas sobre habilitação, veículos e infrações.
Os servidores das áreas administrativas utilizarão, prioritariamente, e-mails e telefones para realizar as atividades rotineiras. O objetivo é evitar o deslocamento e aglomeração dos cidadãos e, ao mesmo tempo, manter, tanto quanto possível, a prestação do serviço público durante esse período de enfrentamento da doença.
Eventos
Os leilões de veículos recuperáveis e sucatas, as atividades de educação de trânsito, como treinamentos, e as ações educativas em empresas, escolas, e demais eventos estão suspensos pelo período de trinta dias em todo o estado.
Coordenação de Operações Policiais
O plantão da Coordenação de Operações Policiais (COP) continuará com funcionamento 24 horas, todos os dias, para receber ocorrências de trânsito e crimes envolvendo veículos.