A Prefeitura, por meio das secretarias de Educação (Smed) e de Meio Ambiente (Sema), realizou nessa quarta-feira (8), na sala de licitações, uma Chamada Pública para a aquisição de alimentos da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O valor deste edital corresponde cerca de R$ 2,7 milhões para aquisição de alimentos da região.
Durante a chamada pública os produtores rurais, organizados por meio de associações ou cooperativas, se habilitam para o PNAE. Participaram do processo os distritos de Melquíades, Prazeres, Penha do Cassiano, Brejaubinha e Xonin de Cima, além de produtores de Caratinga. No total serão beneficiadas mais de 200 famílias.
Segundo Ivan Fialho, secretário da Sema, o PNAE tem o objetivo de fortalecer a agricultura local, incentiva o plantio e a diversificação rural e gera emprego e renda para o produtor rural. Já os alunos da rede pública de ensino têm alimentos de qualidade. “São alimentos produzidos sem uso de agrotóxicos, de forma agroecológica. O valor destinado para o projeto 2020 vai ficar com a agricultura familiar local. Caso não tivesse o PNAE, este valor seria destinado a outros municípios, como Belo Horizonte ou Vitória. Valorizar a agricultura familiar é investir no desenvolvimento econômico de Valadares”.