INHAPIM – O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Militar deflagraram, neste domingo (24), a Operação Zero Grau, com o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Inhapim e Governador Valadares. A ação teve como alvo principal uma associação de motociclistas investigada por direção perigosa e pela prática ilegal de manobras arriscadas em vias públicas.
Durante a operação, dez motocicletas foram apreendidas por envolvimento na prática conhecida como “grau”, nome popular dado às manobras em que os condutores equilibram e conduzem os veículos utilizando apenas a roda traseira. Das apreensões, nove ocorreram em Inhapim e uma em Governador Valadares. Ao todo, 30 policiais militares participaram da ação.


Segundo o MPMG, 11 pessoas foram denunciadas por crimes e infrações previstos no Código Penal e no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os investigados vão responder por incitação ao crime, apologia de fato criminoso e participação em racha ou em manobras perigosas. Seis deles também foram denunciados por trafegar em velocidade incompatível com a segurança das vias. A pedido do Ministério Público, a Justiça determinou a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos envolvidos. Para os investigados que não possuem habilitação, foi imposta a proibição de requerer o documento pelo prazo de seis meses.
O promotor de Justiça Jonas Monteiro, que acompanhou a operação, afirmou que a ação atingiu os objetivos propostos. “O sucesso da operação integrada demonstra a necessidade de uma atuação enérgica e imediata do Estado para reprimir condutas que transformam as vias públicas em palcos de desordem”, declarou. Para ele, as medidas cautelares aplicadas buscam impedir a continuidade das práticas consideradas perigosas. “A suspensão da CNH e a proibição de obtenção do documento atingem diretamente os envolvidos, funcionando como uma barreira para frear o avanço de condutas que colocam em risco a vida e a integridade de pedestres e motoristas”, acrescentou.

As investigações foram conduzidas pela equipe de inteligência da Polícia Militar, responsável pelo levantamento de informações que possibilitaram identificar os suspeitos e localizar os imóveis onde as motocicletas eram escondidas.


















