BAMBUÍ – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) está com inscrições abertas para a Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais. O curso é gratuito e tem como objetivo capacitar profissionais da educação para atuarem de forma crítica e comprometida com o respeito à diversidade étnico-racial e com os princípios da educação antirracista.
O processo seletivo é voltado para o ingresso no primeiro semestre de 2026, e os interessados devem se inscrever até o dia 1º de dezembro pelo site do Campus Bambuí, onde também está disponível o edital completo. São ofertadas 26 vagas, destinadas a professores, pedagogos e demais profissionais com nível superior em qualquer área do conhecimento.
A especialização será oferecida na modalidade de Ensino a Distância (EaD), com carga horária total de 420 horas, distribuídas em três semestres. Deste total, 360 horas correspondem às disciplinas obrigatórias e optativas, e 60 horas são destinadas à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O programa propõe uma formação aprofundada e crítica sobre a educação e as relações étnico-raciais, promovendo reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas e antidiscriminatórias.
O processo seletivo ocorrerá em três etapas. As duas primeiras consistem na comprovação de tempo de trabalho em instituições escolares, enquanto a terceira envolve o envio de um vídeo de apresentação gravado de acordo com as orientações do edital nº 1029/2025. Mais informações sobre o curso, o cronograma e os critérios de seleção podem ser consultadas no site do IFMG.







