[the_ad id="288653"]

Consurge avança na saúde com uso de telemedicina e novo serviço de transporte inter-hospitalar

FOTO: Divulgação/Consurge

IPATINGA – O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge) realizou, na manhã desta quinta-feira (30), a Assembleia Geral Extraordinária no auditório Sérgio Leite de Andrade, do Hospital Municipal Eliane Martins, em Ipatinga. O encontro, presidido pelo prefeito Gustavo Nunes, reuniu prefeitos, secretários municipais de Saúde e agentes públicos dos 82 municípios que integram o consórcio para discutir pautas estratégicas voltadas ao fortalecimento do atendimento à população.

Entre os principais temas debatidos, destacaram-se a introdução da telemedicina em atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a proposta de implantação de um serviço regional de apoio na remoção e transporte inter-hospitalar, o trabalho do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e a realização do Conecta Samu 5.0 – 1º Fórum Regional de Urgência e Emergência do Leste de Minas, que será realizado em dezembro.

Segundo o diretor executivo do Consurge, Ernany Duque Júnior, a telemedicina começou a ser utilizada neste mês em algumas ocorrências atendidas pelo Samu. “O médico consegue avaliar o paciente por vídeo, o que torna a análise mais assertiva e ajuda a definir qual tipo de veículo será enviado, seja uma Unidade de Suporte Básico (USB) para casos menos complexos ou uma Unidade de Suporte Avançado (USA)”, explicou. Durante a assembleia, foi exibido um vídeo simulando um atendimento remoto, em que o solicitante recebe orientações em tempo real sobre como socorrer uma pessoa em convulsão, exemplificando a eficiência e a agilidade proporcionadas pela nova ferramenta.

Transporte inter-hospitalar regionalizado

Outro ponto de destaque foi a apresentação da proposta para que o Samu passe a atuar como apoio regional na remoção e transporte inter-hospitalar. A medida busca aumentar a eficiência e a qualidade da assistência à saúde, além de reduzir os custos das prefeituras com transferências de pacientes. A iniciativa surge diante da dificuldade enfrentada por muitos municípios, que precisam deslocar pacientes para outras cidades em busca de leitos disponíveis. A decisão sobre cada transferência continuará sendo técnica, baseada na avaliação do médico regulador, seja pela Central de Regulação de Urgência (CRU) do Consurge ou pelo sistema SUSFácil, priorizando a gravidade e o tipo de transporte adequado.

O prefeito Gustavo Nunes ressaltou a importância da proposta para a gestão pública. “A aprovação dessa medida permitirá oferecer um serviço que não era disponibilizado aos municípios, gerando impacto financeiro positivo para todos. Vamos aproveitar a estrutura existente, incrementar ambulâncias e equipes e reduzir custos, já que hoje muitas prefeituras dependem de parceiros privados ou terceirizados para transferir pacientes”, afirmou.

Conecta Samu 5.0

Durante o encontro, também foi anunciado o Conecta Samu 5.0, evento que celebrará os cinco anos do Samu regionalizado. O fórum contará com dois dias de programação — nos dias 10 e 11 de dezembro, no auditório do Colégio Ibituruna, em Governador Valadares — e reunirá profissionais de saúde, gestores e especialistas para discutir boas práticas, inovações e desafios na área de urgência e emergência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM