PF desarticula organização que promoveu migração ilegal de mais de 300 brasileiros para os EUA

Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sextaa-feira (23) a Operação Sáfaro, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em promover a migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos.
FOTO: Divulgação/PF

GOVERNADOR VALADARES – A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (23), a Operação Sáfaro, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em promover a migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos. A ação, que ocorre em cidades da região leste de Minas Gerais, como Governador Valadares, Frei Inocêncio, Guanhães, Central de Minas e Jampruca, conta com o cumprimento de mandados de busca e apreensão, prisão preventiva e temporária.

As investigações revelaram que a organização criminosa utilizava o esquema conhecido como “cai-cai”, no qual famílias inteiras, muitas vezes constituídas ficticiamente, se entregavam às autoridades americanas com o objetivo de evitar a deportação imediata. Mais de 327 brasileiros, incluindo aproximadamente 101 crianças e adolescentes, foram levados ilegalmente para os Estados Unidos com a ajuda da organização.

Ao todo, a PF cumpriu 8 mandados de busca e apreensão, 2 mandados de prisão preventiva e 4 mandados de prisão temporária, expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Governador Valadares, que também determinou o bloqueio de valores na ordem aproximada de 35 milhões de reais.

FOTO: Divulgação/PF

Conforme a Polícia Federal, os investigados podem ser condenados por promoção de migração ilegal, inclusive de crianças ou adolescentes, e associação criminosa, com pena máxima de 14 anos de reclusão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM