[the_ad id="288653"]

45° Concurso Leiteiro promove melhoria na produção leiteira e destaca raça Girolando

FOTO: Fred Seixas/DRD

GOVERNADOR VALADARES – Nesta quarta-feira (10), a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce deu início ao seu 45° Concurso Leiteiro, realizado durante a ExpoAgro-GV. Com o objetivo de promover a melhoria da produção leiteira, os cooperados dedicam meses de preparação, incluindo tratamentos e dietas especiais para suas vacas e novilhas. Este ano, 24 vacas competirão durante três dias, com três ordenhas diárias, divididas em cinco categorias: acima de 50 quilos, até 50 quilos, novilha, gordura e cria da fazenda. Os vencedores serão premiados com sacos de ração, e a Cooperativa garantirá o bem-estar dos animais com o apoio de um corpo técnico especializado.

O presidente da Cooperativa, João Marques, destacou a importância do evento e a atuação da Cooperativa na melhoria genética das criações. “Nós estamos participando do maior evento do Vale do Rio Doce que é esta exposição agropecuária, um ambiente onde a gente vê tantos recordes de animais. A Cooperativa está há 65 anos ao lado do produtor, trazendo o desenvolvimento através de tecnologias, e a genética é um dos pilares. Nós iniciamos trazendo os tourinhos, depois a inseminação artificial e hoje a transferência de embriões. Todos os animais que estão participando do Concurso Leiteiro são produtos de transferência de embrião”, afirmou o presidente.

João Marques, presidente da Cooperativa. FOTO: Fred Seixas/DRD

Marques também explicou sobre a predominância da raça Girolando na região: “A nossa região tem muitas raças boas, mas a que predomina hoje é a raça Girolando, que é o cruzamento da fêmea Gir com o touro holandês. Então fica a raça Girolando, que é uma raça muito rústica. Ela consegue produzir leite mesmo com as intempéries que tem em Governador Valadares”.

Entre os participantes, está Edberto Resende, diretor do Sindicato Rural de Governador Valadares e vice-presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Leite da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG). Ele foi o vencedor do 44° Concurso Leiteiro e compartilhou suas expectativas para esta edição. “A gente trabalha ao longo de todo o ano, para os animais chegarem aqui e expressarem o máximo do potencial que eles têm. E a gente, quem sabe, levar o título para casa de novo”.

Nesta edição, Rezende está concorrendo com três vacas: Bianca, Helena e Dália, e explicou o processo de preparação dos animais. “A preparação começa um ano antes, quando a gente emprenha um animal para que ele possa parir na data ideal para a gente trazer. Então a gente prepara esse animal, insemina e acompanha o trato, a alimentação, o parto e o pós-parto”, contou Edberto.

Edberto Resende, diretor do Sindicato Rural e vice-presidente da Comissão
Técnica da Pecuária de Leite da FAEMG. FOTO: Fred Seixas/DRD

Pedro Gabriel Brandão, produtor rural de Virgolândia, também compartilhou suas expectativas. “A expectativa é muito boa para começar mais um concurso leiteiro na Cooperativa. Espero mais uma vez uma disputa bem acirrada, muitos concorrentes preparados, e mostrar o trabalho que a gente tem feito na fazenda durante o ano inteiro”. No total, Brandão trouxe quatro animais para participar: duas vacas e duas na categoria novilha.

Pedro Gabriel Brandão, produtor rural de Virgolândia. FOTO: Fred Seixas/DRD

Lívio Coura, participante de Mathias Lobato, destacou a importância do cuidado com os animais. “Essas vacas hoje estão sendo desafiadas ao extremo delas. Então, tem muito hormônio, a comida é muito quente. Elas ficam como se fosse um vulcão dentro delas. E tudo o que você fizer pra refrescá-la, pra dar conforto, elas vão agradecer”. Coura, que foi campeão em 2022, ainda detém o recorde da 43ª edição, com 93 litros por dia, e está otimista para este ano.

Lívio Coura, produtor rural de Mathias Lobato. FOTO: Fred Seixas/DRD

No dia 14 de julho, às 11h, acontece o 11º Leilão da Cooperativa, que será realizado com as vacas e novilhas participantes do 45° Concurso Leiteiro. O leilão é uma oportunidade para adquirir animais com genética de qualidade, representando o melhor da produção da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM