GOVERNADOR VALADARES – “Vamos Preservar para Passarinhar”: esta foi a programação da semana do Meio Ambiente, realizada na manhã desta sexta-feira (7), no Parque Natural Municipal de Governador Valadares. Na oportunidade, estudantes de algumas escolas municipais da cidade conheceram, por meio de apresentações, algumas espécies de aves que há no local e na região.
Representantes de instituições voltadas ao Meio Ambiente também estiveram presentes. Toda a explicação sobre os tipos de aves ficou a cargo de uma empresa de consultoria ambiental sediada em Aimorés, no Vale do Rio Doce.
Representantes ambientais durante o evento (Foto: Miguel Bráz/ TV Leste)
Em seguida, os estudantes foram levados para outro ponto do parque, onde puderam conhecer melhor o espaço e ouvir e ver alguns pássaros e aves.
A aluna Bruna Gonçalves, de 9 anos, gostou da visita ao parque. “Eu achei muito legal e aprendi mais sobre as aves. Também preservar o Meio Ambiente porque sem ele, a gente não estaria aqui”.
Quem também ficou entusiasmado com as apresentações foi o Heitor Martins, de 9 anos. “Eu aprendi muitas e vou falar para a minha família e para todo mundo que é importante cuidar das aves e do Meio Ambiente”, disse.
A secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Governador Valadares, Rosângela Coelho Villas Boas, avalia as ações. “A programação foi um pouco lúdica e veio para encantar as crianças e sensibilizá-las na proteção da nossa fauna silvestre. Foi uma atividade envolvente e que fez as crianças conhecerem todas as aves constantes no Parque Municipal”.
Espécies de aves na região
Segundo uma empresa de consultoria ambiental, são 272 espécies de aves na região. Doze tipos são endêmicas de Mata Atlântica, ou seja, nativas e restritas de uma determinada localidade. Dentre elas, a coruja murucututu.
Ainda de acordo com a empresa, há oito espécies ameaçadas de extinção, por exemplo, o papagaio – chauá ou o papagaio do peito roxo e o João-bobo, muito comuns na região.
Foto: Miguel Bráz/ TV Leste