GOVERNADOR VALADARES – Com o objetivo de desarticular esquemas criminosos que promovem a imigração ilegal, a Polícia Federal deflagrou a Operação Montanhas e Pedras. A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira (26). Ao todo, a polícia cumpriu cinco mandados de busca e apreensão nas residências dos envolvidos no município. Além disso, os policiais também abordaram o endereço comercial dos suspeitos, localizado em Cuparaque.
A princípio, estima-se que os criminosos tenham remetido ilegalmente para o exterior cerca de 20 pessoas. Entre o público estão crianças e adolescentes.
As investigações apontam que a associação criminosa ostenta um patrimônio incompatível com as atividades formalmente desempenhadas. Sobretudo existem também indícios de que utilizem terceiros e empresas fictícias para ocultar e alterar valores vindos da imigração ilegal.
Nesse ínterim, calcula-se que o esquema ilegal tenha movimentado quase um milhão e quinhentos mil reais. Houve determinação judicial de sequestro de bens até o limite de R$ 1.600.000.
Durante a operação foram apreendidos 3 veículos avaliados em mais de meio milhão de reais. Além disso, foram encontrados dispositivos eletrônicos, joias, documentos e valores em espécie.
Os investigados deverão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal e associação criminosa. Neste caso, apenas máximas somadas ultrapassam 15 anos de reclusão.
Comments 1
Tem que colocar nome dos investigados. Aqui na cidade de Conselheiro Pena também tem.