GOVERNADOR VALADARES – E se a corrida eleitoral fosse um teatro?…
Quando um dos atores resolve trocar de personagem ao apagar das luzes, é natural que a notícia possa pegar o elenco de surpresa. Então é mais ou menos por esta analogia que o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) se encontra em Governador Valadares. No último sábado, dia 6, houve o encerramento da janela partidária para novas filiações. Entretanto, já no domingo, dia 7, o até então presidente do diretório do PSDB no município, Kevin Figueiredo, comunicou pelas redes sociais que não fazia mais parte do partido tucano. Ou seja, ele agora era filiado ao PL (Partido Liberal).
“Anuncio, que, a contar de ontem, sou filiado ao PL – Partido Liberal 22 – para o início de uma nova história. A partir de hoje é o Kevin Figueiredo do Kevin Figueiredo mesmo, iniciando uma nova jornada, com o grupo que está comigo, começando do zero uma história que já nasce vitoriosa: São 7 anos de serviços prestados à população, inúmeras obras inauguradas, prêmio estadual, recordes e mais recordes, leis aprovadas, vidas transformadas, eventos realizados, recursos captados… enfim”, disse na publicação no instagram Kevin Figueiredo. Em seguida ele finalizou com bordão que representa as bandeiras ideológicas do partido: “Deus – Pátria – Família – Liberdade!”
Do PSDB para o PL
Kevin assumiu a presidência do PSDB em Valadares em 2023, no mês de outubro. Logo depois, deixou a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo para se dedicar à carreira política e às eleições de 2024. O que incluía a reconstrução do PSDB. Nesses quase 6 meses à frente do partido tucano, Kevin recebeu o ex-PDT, vereador Paulinho Costa como um nome de peso para a nova cara do partido.
Ainda no sábado (6), Kevin participou de um vídeo junto com membros da comissão do PSDB. O vídeo, aliás, está publicado no perfil do Instagram do vereador Paulinho Costa. Neste vídeo, em questão, Kevin Figueiredo fala sobre a formação de chapa do partido com foco no Legislativo e no processo de reconstrução do PSDB. “A partir de agora é contagem regressiva. Faltam seis meses para a gente mostrar à população de Valadares que o PSDB voltou”.
Mas ao que parece o enredo desta peça de teatro ganhou novas tramas com direito a plot twist – uma mudança radical na direção esperada ou prevista do enredo de uma narrativa – com a saída de Kevin do PSDB para o PL.
PSDB se diz surpreendido com a desfiliação
No mesmo dia, o PSDB publicou uma nota confirmando a desfiliação de Kevin Figueiredo do PSDB. No comunicado, o partido se posicionou dizendo que foi surpreendido com a decisão “na filiação repentina, estranha e no ‘apagar das luzes’, ao PL -Partido Liberal”.
A nota também menciona a participação de Kevin no vídeo publicado no sábado, dia 6. “Consideramos que, a decisão de desfiliar-se e filiar-se à outra agremiação partidária, faz parte do processo político, que se traduz em diálogo, busca por novos espaços e novas ideias. Porém é preciso considerar que o então presidente assumiu o compromisso, há meses, e reiterou inúmeras vezes tal compromisso em público, inclusive, gravando um vídeo, na data de ontem”.
Por fim, o comunicado do PSDB se encerra mencionando que “a política ama a traição e odeia o traidor. O tempo será sempre o senhor da razão. Desejamos boa sorte ao agora ex-presidente. E, ainda nesta semana, promovemos junto à direção estadual a recomposição da diretoria do PSDB de Governador Valadares”.
Troca de personagens
Nesta troca de personagens acabou que Paulinho Costa assumiu a presidência do PSDB em Governador Valadares. Ao DRD, o vereador enfatizou na proposta de reconstrução do partido e na articulação política para apresentar candidatos competitivos. “Nesse momento, o foco principal é fazer a reconstrução do partido em Valadares, com muitas lideranças que já estão sendo filiadas, e concluir a chapa de candidatos a vereadores, que está muito boa. Fizemos uma boa chapa, certamente o PSDB vai fazer três vereadores na cidade. Agora, depois da construção da chapa de candidatos a vereadores, começa a discussão na chapa majoritária de prefeito e vice. E o PSDB é um partido de história em Valadares, que teve os últimos dois prefeitos da cidade, então, ele vai participar assim da discussão da chapa majoritária”, disse Paulinho Costa.
O DRD também entrou em contato com Kevin Figueiredo sobre o assunto, mas até a publicação desta reportagem não houve retorno da solicitação.
PSDB x PL
Kevin não é o primeiro nome do PSDB em Valadares a migrar para o PL. Durante o encontro regional dos filiados no município, José Bonifácio Mourão – eleito duas vezes como prefeito de Valadares e nome que era muito associado ao PSDB – confirmou sua filiação partidária no PL, no dia 27 de março. Portanto em Valadares, o partido de Bolsonaro vem ganhando a simpatia de políticos que se posicionam ideologicamente mais à direita e apresentou o deputado estadual Coronel Sandro como pré-candidato à Prefeitura Municipal.
Relação com a política antes do PSDB
Em eleições, Kevin Figueiredo se candidatou a uma vaga na Câmara Municipal em 2020. Sendo essa a primeira participação dele como candidato em uma eleição municipal. Na época pelo PDT, Kevin não conseguiu se eleger e somou 492 votos.
No primeiro mandato do prefeito André Merlo (UNIÃO BRASIL), entre 2017 e 2020, Kevin assumiu o cargo de diretor do Departamento de Cultura. Entre 2021 e 2023 ele compôs o quadro de secretários do Governo Municipal, sendo responsável pela Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.