[the_ad id="288653"]

Partidos já têm pré-candidatos à Prefeitura de Valadares 

Coronel Sandro, Leonardo Monteiro, Rosemary Mafra e Enes Cândido são pré-candidatos à Prefeitura de Valadares

Quatro legendas já confirmaram pré-candidatos à Prefeitura de Valadares. Outros cinco partidos estão avaliando o cenário político

GOVERNADOR VALADARES – Faltando aproximadamente 6 meses para as eleições municipais em 2024, partidos políticos com representação em Valadares já se mobilizam para começar a corrida eleitoral, principalmente para o Executivo. Nas últimas semanas, o DIÁRIO DO RIO DOCE acompanhou a movimentação de partidos e políticos que almejam lançar candidatos à Prefeitura de Valadares.

A partir da abertura da janela partidária, no dia 7 de março, inúmeros nomes – figurinhas conhecidas na política local – foram surgindo como pré-candidatos. Aqui vamos mencionar os nomes cotados pelos partidos e como as legendas planejam encarar a disputa eleitoral no município. Até o momento, no entanto, quatro partidos confirmaram quem são os pré-candidatos a disputar a Prefeitura de Valadares. O PL (Partido Liberal), PSB (Partido Socialista Brasileiro), PT (Partido dos Trabalhadores) e o REPUBLICANOS, portanto, deverão ter candidatos. 

PARTIDO LIBERAL

O PL indicou como pré-candidato o deputado estadual Coronel Sandro. Na última quarta-feira (27), aliás, o partido realizou um encontro regional que contou com a participação de apoiadores da legenda e também políticos com filiação partidária como Braga Netto.

Durante o evento, portanto, Coronel Sandro reforçou o discurso ideológico defendido pelo partido e demarcou o posicionamento contra o PT, o que sinaliza para uma tentativa de reproduzir a disputa eleitoral de 2022 (Bolsonaro x Lula). Além disso, vale a pena destacar que José Bonifácio Mourão – eleito duas vezes como prefeito de Valadares e nome que era muito associado ao PSDB – confirmou sua filiação partidária no PL. Sendo assim, é possível esperar que Mourão terá um papel muito forte na articulação política dentro e fora do PL, principalmente conversando com os partidos de centro-direita. 

Coronel Sandro, pré-candidato pelo PL à
Prefeitura de Valadares – FOTO: Divulgação

Outro ator político que esteve presente no evento foi o prefeito de Valadares e atual presidente do União Brasil no município, André Merlo. O que sinaliza, ao menos, uma aproximação com o partido de Bolsonaro. 

Ao DRD, o PL também falou sobre a viabilidade do Coronel Sandro na eleição municipal e a possibilidade de apoio a outro partido. “Essa possibilidade [de apoiar outro partido] existe, desde que seja uma candidatura de centro-direita para se contrapor à candidatura da esquerda em Valadares, pois o PT já tem um pré-candidato, e que esse nome seja viável para vencer as eleições, preferentemente ainda no primeiro turno. A ideia é: se a candidatura do Coronel Sandro não se viabilizar – o que a gente acredita que não vai acontecer porque a candidatura é muito viável – aí, sim, poderá haver apoio a uma outra candidatura de centro-direita com o objetivo principal [de] não deixar o PT voltar à prefeitura de Governador Valadares”.

PARTIDO DOS TRABALHADORES

Do outro lado do espectro político, o PT lançou o nome de Leonardo Monteiro, deputado federal, como pré-candidato à Prefeitura. Se a candidatura avançar, esta será a segunda vez consecutiva que Monteiro disputará o pleito para o Executivo de Valadares. Desde o início deste ano, o parlamentar tem fortalecido a sua presença na cidade com inúmeras visitas, aproximando o diálogo com a sua base eleitoral. Além disso, turbinado pelo Governo Federal, Leonardo Monteiro tem sido um porta-voz na região dando destaque para as ações e anúncios de investimentos da Presidência da República na cidade.

Leonardo Monteiro, pré-candidato pelo PT à
Prefeitura de Valadares – FOTO: Divulgação

Ao DRD, o PT destacou, portanto, o nome do parlamentar pela atuação na aproximação entre os governos municipal e federal. O partido defende, além disso, a necessidade de uma gestão pública que atenda a toda a população e reafirma críticas à atual administração. “Reafirmamos a necessidade de retomar esse projeto de município focado nas necessidades da população menos favorecida. A atual gestão municipal tem priorizado a melhoria concentrada nas classes mais ricas, negligenciando as periferias. Leonardo Monteiro emerge na disputa municipal como a figura política capaz de reavivar o projeto de desenvolvimento para todos na cidade, graças à sua experiência como vereador em Valadares e deputado federal, como representante da região no Planalto Central”.

PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO

A fim de quebrar a polarização PL/PT, o PSB aposta na pré-candidatura de Rosemary Mafra. A advogada, que tem forte atuação em políticas sociais, se apresenta ao eleitorado como uma alternativa, uma via de centro, portanto, para a eleição municipal. Ao DRD, o PSB admite que não será uma disputa fácil, mas reconhece a necessidade de concorrer à Prefeitura de Valadares, ainda mais levando em consideração a participação estratégica do partido em âmbito estadual e federal.

“O PSB tem grandes nomes nacional, estadual e municipal e aqui temos a advogada e professora Rosemary Mafra, que tem uma vida profissional e pessoal competente e honesta. O município de Governador Valadares está entre os principais colégios eleitorais do estado de Minas Gerais e com possibilidade de segundo turno. Portanto consideramos ser muito importante a eleição municipal para o PSB. O nosso diretório está ciente que não será uma disputa fácil, mas considera um desafio e uma honra a inserção do pré-candidato do partido na eleição de 2024”.

Rosemary Mafra, pré-candidata pelo PSB à Prefeitura
de Valadares – FOTO: Divulgação

REPUBLICANOS

Já o REPUBLICANOS apresentou como pré-candidato à Prefeitura de Valadares o deputado estadual Enes Cândido. Atualmente ocupando uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas – assim como Coronel Sandro –  o parlamentar já foi eleito para o Legislativo municipal e esteve à frente da Secretaria Municipal de Saúde. Até o momento, no entanto, Enes tem sido comedido ao falar sobre a disputa eleitoral. O deputado, aliás, tem se desdobrado em compromisso entre a capital mineira e a região do Vale do Rio Doce. Similarmente, tanto Enes quanto o partido buscam um nome expressivo para compor a chapa como vice-prefeito.

Ao DRD, o REPUBLICANOS informou que tem dialogado com o Enes a fim de viabilizar a candidatura. O partido aposta no deputado estadual para liderar uma frente ampla de direita pela prefeitura de Valadares. “Além disso, o partido também trabalha, com base no Legislativo, na finalização da chapa proporcional para disputar as vagas para a Câmara. Tendo um dos nomes melhor avaliado nas pesquisas para a disputa municipal, a direção do Republicanos avalia que esta será uma excelente oportunidade para ampliação das bases do partido e da bancada no Legislativo”.

Enes Cândido, pré-candidato pelo REPUBLICANOS
à Prefeitura de Valadares – FOTO: Divulgação

Comments 3

  1. João Pedro says:

    Essas figuras…se repetem…chega…

  2. Claudio barbalho says:

    Valadares estará f.de novo nos próximos 4 anos infelizmente.

  3. Welys Gomes diogo says:

    Primeira vez votando em Gorvernador valadares , espero ter tempo de conhecer bem os candidatos .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Crediriodoce participa do lançamento do DIA C 2024

🔊 Clique e ouça a notícia BELO HORIZONTE – Cerca de 400 pessoas, incluindo dirigentes, gestores e colaboradores de cooperativas mineiras estiveram presentes no lançamento do Dia de Cooperar, o