GOVERNADOR VALADARES – Durante o processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), um dos momentos mais temidos pelos futuros condutores é o exame prático de direção. Saber que está sendo avaliado em uma prova decisiva pode ser motivo para ansiedade e tensão de muitas pessoas. Entretanto é possível amenizar esses sentimentos.
De acordo com a psicóloga Luiza Vieira, o ideal para os candidatos é relaxar na véspera da prova. “É importante ter uma boa noite de sono, praticar atividades físicas e se alimentar bem. Reserve um dia antes para fazer atividades que você goste para relaxar”, destaca Luiza.
A psicóloga afirma que a respiração diafragmática é uma ótima aliada para reduzir a ansiedade, visto que ela regula os batimentos cardíacos que ficam acelerados: “O primeiro passo é encontrar um local confortável para se sentar ou deitar. Coloque a mão na barriga, um pouco acima do umbigo. Feche os olhos e concentre na respiração. Inspire lentamente pelo nariz contando até quatro, e segure o ar por dois segundos. E por fim, solte o ar devagar, contando até 5. Repita o movimento várias vezes”.
Na hora do exame
No exame de direção existem as faltas leves, médias, graves e eliminatórias. Para Jerônimo Gadêlha, instrutor de trânsito, a principal preocupação é a falta eliminatória. “Não parar na placa de parada obrigatória e avançar no meio-fio são consideradas faltas eliminatórias. Não olhar o retrovisor, não colocar cinto de segurança, são faltas graves. É importante também dar preferência para os pedestres”, afirma o instrutor.
Jerônimo destaca a importância de fazer uma aula na véspera do exame, na área onde acontecerá a prova, para corrigir pequenos erros do candidato. “É importantíssimo que o aluno esteja familiarizado com o trajeto que será realizado no exame, para não ser surpreendido com situações adversas e cometer alguma falta”, relata Jerônimo.
O instrutor também deixa uma mensagem para aqueles alunos que dão importância máxima para a CNH: “Quando você coloca a habilitação num pedestal, a sua ansiedade aumenta. Você deve pensar da seguinte forma: é bom ter esse documento, mas não é a coisa mais importante da minha vida. Quando for pra ser, vai ser”.