A madrugada desta segunda-feira (10) foi de chuva intensa em Governador Valadares. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), entre meia-noite e 4 horas da manhã, o volume de chuva registrado foi de 77,4 mm. Isso representa uma precipitação de 28,6 mm acima da média esperada para o mês de abril (48,8 mm).
De acordo com o professor do Instituto Federal de Minas Gerais Fulvio Cupolillo, pelas imagens de satélite, a entrada de uma frente fria na região provocou a chuva intensa ocorrida na madrugada, comum no início do outono. Por volta das 4h da manhã foi o período com o maior volume de chuva com a cota de 37,2 mm.
“A chuva desta madrugada vem sendo prevista para a região do Rio Doce, a partir do dia 09/04/2023, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), como “chuvas intensas entre 20 e 30 mm/dia ou até 50 mm/dia e rajadas de vento de 40 a 60 km/h”. Tal evento meteorológico apresentou as seguintes características”, disse Fulvio Cupolillo, professor da área de Geografia/Climatologia.
Previsão do tempo
Ainda de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, nesta segunda (10), em Valadares, durante o dia, a temperatura máxima pode chegar a marcar 29º C, já a mínima prevista é de 20°C. Pelas informações do boletim meteorológico do Inmet, a cidade ainda permanece em alerta amarelo. Ou seja, a possibilidade de chuvas intensas com grau de Perigo Potencial. Durante a tarde, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas. Enquanto na parte da noite muitas nuvens com chuva isolada.
Chuva causa alagamentos e transtornos em Valadares
A forte chuva que atingiu a cidade de Governador Valadares durante a madrugada desta segunda-feira (10) causou transtornos e alagamentos em várias regiões da cidade. Segundo a Prefeitura de Governador Valadares, em toda cidade choveu aproximadamente 60 mm. Só no Centro foram registrados 100 mm, segundo informações da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC). Apesar da forte chuva nesta madrugada não houve registro de graves ocorrências na cidade.
Comments 1
Uma cidade com 300 mil não pode ter uma passagem por baixo de uma linha férrea, ja pasou muito da hora do megulhao vira um viaduto.