Com 125 municípios de Minas Gerais em situação de emergência causada pelas fortes chuvas, a Defesa Civil do Estado alerta a população para a possibilidade de fortes chuvas até a próxima segunda-feira (9), principalmente nas áreas Centro-Sul e Oeste de Minas Gerais, com um volume pluviométrico de 200 mm em algumas localidades.
Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, as condições meteorológicas são favoráveis ao tempo instável com chuva, localmente forte, em grande parte do Estado. A Defesa Civil também informou que isso ocorre devido à formação do primeiro episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno meteorológico típico do período Primavera/Verão.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, esse fenômeno tem como característica provocar chuva volumosa, por pelo menos quatro dias consecutivos, o que geralmente acarreta transtornos à população, como, por exemplo, enxurradas e elevação do nível de córregos e rios. Por isso, a Defesa Civil pede que a população fique atenta a sinais que antecedem deslizamentos de terra, como rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, além de árvores e postes inclinados.
O tenente-coronel Sandro Corrêa, chefe da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, afirmou que o alerta é preventivo para que a população esteja ciente e se prepare. “Trabalhamos sempre para alertar com a maior antecedência possível sobre a possível incidência de chuvas. É preciso que estejamos preparados e atentos para evitar problemas”.
A Defesa Civil de Minas Gerais frequentemente divulga alertas sobre chuvas em suas redes sociais. Além disso, é possível receber os alertas via SMS. Para isso, basta enviar o CEP para o número 40199. Dessa forma, o celular é cadastrado e o usuário receberá mensagens automáticas comunicando eventos severos na localidade indicada.