Nessa terça-feira (9), a Secretaria de Assistência Social de Valadares participou de uma reunião para aprimoramento de políticas públicas para a população em situação de rua e catadores de materiais recicláveis. A iniciativa da reunião é do Ministério Público, que reuniu secretários municipais, servidores, integrantes de instituições de ensino, associações, representantes da ASCARF e ASCANAVI, além de membros da sociedade civil.
Durante o encontro, a coordenadora estadual da política de atenção à população em situação de rua da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) apresentou o Plano Estadual elaborado em 2018 para análise e debate do que pode ser aplicado para a Regional de Governador Valadares. Na oportunidade, a promotora de justiça Hosana Freitas reforçou a responsabilidade de todos no desenvolvimento de ações efetivas para beneficiar as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
“Assim como em outros grandes centros, a situação dessas pessoas em Governador Valadares é desafiadora. A pandemia potencializou um problema, e por esse motivo reunimos representantes de várias pastas e não apenas a assistência social, para atuarmos em conjunto. Muitas vezes as pessoas pensam que é só responsabilidade da assistência resolver, mas se não reunirmos todos os esforços, não só da rede pública, mas de toda a sociedade civil, não vamos conseguir construir uma solução efetiva”, afirmou.
A secretária de Assistência Social, Jackeline Araújo, destacou a importância do encontro e empenho da secretaria: “Estamos aqui para trocar experiências e unir forças para continuar o trabalho de construção de políticas públicas para a população em situação de rua e de vulnerabilidade na cidade. Reunimos diferentes atores para ampliar a inclusão e cumprir o nosso importante papel de desenvolvimento e aprimoramento de soluções para ajudar essas pessoas.” Informações: Prefeitura de Valadares