Representantes da Defensoria Pública da União (DPU) se reuniram com equipe do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) do Brasil, Moçambique e Malawi, na última quinta-feira (4), em Brasília. Na pauta, a apresentação dos trabalhos realizados pelas duas instituições para que sejam realizadas parcerias futuras.
Durante a reunião, a secretária de Ações Estratégicas da Defensoria Pública da União, Roberta Pires Alvim, apresentou um panorama completo da atuação da instituição. A Assessoria Internacional da casa também participou do encontro e apresentou as atividades realizadas, estrutura e temas prioritários.
Os representantes destacaram ainda que a DPU já realiza trabalhos similares com outros órgãos, a exemplo de parcerias com o Instituto do Patrocínio e Assistência Jurídica de Moçambique e com a Reunião de Instituições Públicas de Assistência Jurídica dos Países de Língua Portuguesa (RIPAJ).
Já os representantes da UNODC traçaram um paralelo entre os trabalhos realizados e explicaram como funcionam os esforços relativos ao acesso à justiça e ao combate ao crime organizado e terrorismo. Também foram apresentadas possíveis ações de cooperação internacional entre as duas instituições. O Escritório tem como objetivo tornar o mundo mais seguro contra a droga, o crime organizado, a corrupção e o terrorismo.
Também participaram do encontro o Chefe do Escritório da UNODC para Moçambique e Malawi, Dr. Marco Teixeira, o assessor da UNODC Moçambique Leopoldo Fernandez Herce, a assessora da UNODC Moçambique Alexandra Fernandes e a coordenadora de Projetos do UNODC Brasil, Daya Hayakawa.
Sobre a UNODC
Com sede em Viena, na Áustria, está presente em todas as regiões do mundo por meio de seus programas globais. O UNODC está presente no Brasil desde 1991 onde possui um Escritório de Ligação e Parceria, em Brasília-DF, e funcionários em todas as 27 Unidades da Federação.
Sempre apoiado em evidências científicas, o UNODC trabalha diretamente com governos, ministérios, forças de segurança, sistemas de justiça, de saúde e penitenciário nas esferas federal, estadual e municipal e conta com uma equipe técnica e operacional de cerca de 90 profissionais no Brasil, especializados nas áreas programáticas do Escritório.
O UNODC é guardião das principais convenções das Nações Unidas sobre crime e corrupção, é líder na assistência para a implementação das convenções sobre drogas e instrumentos normativos para combater o terrorismo global, além de normas e parâmetros da ONU sobre prevenção do crime e justiça criminal. Ademais, o UNODC apoia os países a abordar ameaças à paz e segurança, logrando progressos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Assessoria de Comunicação Social/Defensoria Pública da União