Com a chegada do mês de agosto, surge uma discussão importante com a sociedade sobre a violência doméstica. Dessa forma, em Capelinha não será diferente. A Prefeitura Municipal, em parceria com as Secretarias da Educação e de Assistência Social, lançou nesta semana o projeto “Maria da Penha vai à escola”.
Assim sendo, a ação consiste em atividades educativas voltadas para o ambiente escolar, tendo como público-alvo alunos do Ensino Médio das escolas estaduais, podendo também acontecer em escolas municipais, estabelecendo informações importantes acerca da violência doméstica.
Portanto as atividades são uma ação conjunta da Procuradoria Jurídica com as Secretarias de Assistência Social e Educação, com o apoio da Secretaria de Comunicação. Então educadores das redes estadual e particular que têm o interesse de participar do projeto, devem entrar em contato com a Procuradoria Jurídica Municipal para a realização das ações conjuntas.
Agosto Lilás
O Agosto Lilás é o mês dedicado a campanhas que abrem o debate sobre a violência doméstica em todo o país. A data foi escolhida por representar o aniversário da Lei Maria da Penha, sancionada no dia 7 de agosto de 2006. A lei é uma homenagem à mulher que ficou paraplégica devido a agressões do marido e se tornou símbolo da luta contra a violência doméstica. Portanto a ação em Capelinha e em todo o país ressalta a importância de discutir sobre o assunto e ensinar aos jovens e adultos que a violência contra a mulher é crime.