São mais de meio de milhão de reais que serão investidos em projetos esportivos em cidades no leste mineiro selecionados por meio de chamada pública
Três projetos de cidades do leste mineiro foram selecionados e já estão sendo beneficiados com recursos que somam cerca de R$ 560 mil. No total, mais de 400 crianças e adolescentes serão favorecidos na região.
Em Ipatinga, o projeto selecionado foi o “Esporte e Cidadania”, da Liga Ipatinguense de Esportes Especializados – LIESPE. O objetivo do projeto é despertar o interesse pelo esporte e descobrir novos atletas na região, incentivando as práticas de esportes coletivos, como basquete, vôlei, futsal e handebol. Além das práticas esportivas os jovens em situação de vulnerabilidade social trabalham as habilidades sociais.
Outra iniciativa que recebeu o auxílio da Cemig foi o projeto Esporte Paralímpico, da Associação Esportiva e Educacional do Vale do Aço (ASSEVA). O projeto proporciona atividades esportivas sistemáticas para pessoas com transtorno do neurodesenvolvimento psicomotor, aprimorando as habilidades motoras, sociais e cognitivas do público atendido. Além disso, a iniciativa visa oferecer um espaço lúdico e de lazer que consiga realmente atender as necessidades dos assistidos.
Em Governador Valadares o projeto selecionado foi “Os Cria de Bola”, que será realizado pela Sociedade Recreativa Filadélfia. A iniciativa irá oferecer aulas de futebol para crianças e adolescentes da rede de ensino público do município. O projeto visa oferecer qualidade de vida a jovens que possuem vulnerabilidade social, atuando também na diminuição de índices de criminalidade dentro da comunidade.
A Cemig, cumprindo o importante papel social de incentivadora do esporte, ainda lança uma terceira chamada pública para seleção de projetos no terceiro trimestre de 2022. Projetos esportivos em todas as regiões do estado podem participar do processo seletivo. As inscrições podem ser feitas até as 18h do dia 15 de julho, diretamente no Portal Cemig.