Ação foi realizada na manhã dessa sexta-feira (29), no CEU das Artes
Na manhã de sexta-feira (29) foi a vez do grupo da terceira idade Comunidade Viva em Ação receber um atendimento todo especial, com cuidados profissionais e orientações. Isso porque, nesta semana, foram comemorados os dias: Mundial da Saúde, de Combate à Hipertensão e também da Saúde Mental.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na ocasião, os participantes do grupo aprenderam sobre a importância de manter um estilo de vida saudável. Dessa forma, receberam orientações acerca da prática regular de exercícios físicos; cuidados para uma boa noite de sono; combate ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas e cigarro, além do manejo do estresse. As atividades aconteceram no CEU das Artes (avenida Presidente Tancredo Neves, bairro Santa Efigênia).
Além de palestras sobre os temas em questão, quem compareceu na manhã especial ainda pode aferir a pressão e realizar teste de glicemia capilar. Para uma melhor organização da rotina saudável, o público ganhou uma caderneta do idoso – que também conta com informações e dicas de saúde para a população da melhor idade.
“Não perco por nada esse tipo de atividade, porque demonstra o cuidado que a Prefeitura está tendo conosco, tanto no que se refere à prevenção quanto no combate às doenças. Ando sempre com minha saúde em dia; gosto e aprovo demais”, disse a dona Maria José, de 78 anos.
Para o idealizador e coordenador do grupo da terceira idade Comunidade Viva em Ação, Celso Gomes da Silva, esta foi uma oportunidade de conciliar a saúde do corpo e da mente: “Não tem como ficar bem fisicamente sem estar bem psicologicamente, daí nossa preocupação em promover ações que unam e trabalhem essas duas questões. Como diz o ditado, mente sã, corpo são! É isso que buscamos para todas as pessoas”.
Esta é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT) por meio da Gerência de Juventude, Promoções Culturais e Igualdade Racial.
Estiveram também presentes na ação professores e alunos de uma faculdade do município, profissionais do posto de saúde da região e a secretária municipal de Assistência Social, Jackeline Araújo.